SóProvas


ID
70267
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Como extensão do vocabulário UML, a representação gráfica de um nome entre ângulos (<< >>), colocado acima do nome de outro elemento, representa

Alternativas
Comentários
  • Os estereótipos são um dos três mecanismos de extensibilidade da UML. Eles dão mais poder à UML, permitindo classificar elementos "com algo em comum". Por exemplo, ao modelar uma rede pode ser necessário ter símbolos para representar roteadores e hubs. Ao fazer isso você estará estereotipando um elemento, visto que todos os hubs terão o mesmo simbolo.Graficamente, um estereótipo é representado por um nome entre << >> (dois sinais de menor e dois sinas de maior). Esse símbolo geralmente vem após o elemento que esta sendo estereotipado. Por exemplo, em um diagrama de classes estereótipos podem ser utilizados para classificar o comportamento dos métodos, tais como <> e <>.
  • Só adicionando: Existem cerca de 50 estereótipos nativos em UML, dentre os quais:• become (indica uma dependência na qual um objeto se torna outro)• enumeration (especifica um tipo enumerado incluindo seus possíveis valores)• utility (uma classe na qual todos os valores e atributos pertencem à classe (e não às suas instâncias)
  • Este mecanismo é utilizado para estender o significado de um determinado elemento em um diagrama. A UML predefine diversos estereótipos. 
    Os estereótipos definidos pela própria equipe de desenvolvimento devem ser documentaods de tal forma que a sua semântica seja entendida sem ambiguidades por toda a equipe e que ele seja utilizado de forma consistente na modelagem de todo o sistema.
    Os estereótipos podem ser classificados em dois tipos: estereótipos gráficos e estereótipos de rótulo.
    Um estereótipo gráfico é representado por um ícone que lembre o significado do conceito ao qual ele está associado (Ator, por exemplo).
    Um estereotipo de rótulo é representado por um nome delimitado pelos símbolos << e >> e posicionado próximo ao simbolo.

    Bezerra, 3 ed. p. 42