-
Fabricadas com perfis laminados do tipo ''I''. as vigas casteladas e celulares proporcionam aumento de resistência sem alteração de seu peso.
A tecnologia da construção com vigas casteladas não é nova, existe desde os anos 70, mas foi deixada de lado por muitos anos e agora ressurge para utilização em coberturas e pisos. "Ela foi resgatada com a volta dos per-fis laminados", conta Fernando Ottoboni, consultor da Gerdau.
Perfis laminados do tipo "I" são cortados longitudinalmente na alma, e reunidos deixando-se aberturas em formato de hexágonos - formando as vigas casteladas - ou formatos circulares - vigas celulares.
Portanto a resposta está correta.
Fonte: http://novo.metalica.com.br/dicas-para-construcao-metalica
-
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/164/vigas-casteladas-e-celulares-fabricadas-com-perfis-laminados-do-286765-1.aspx
-
Discordo de sua referência Emanuel,
porque as vigas alveolares são mais leves, possuem um buraco na alma, possuem um vazio,
sendo assim há uma alteração do seu peso para um mesmo vão
-
Samuel (26 de Agosto de 2016 às 12:41), creio não praticamente altera o peso mesmo. Isso pq ele leva em consideração como é fabricado esse perfil. Não está comparando com o peso que teria se os buracos fossem preenchidos. Dê uma olhada nessa imagem da fabricação:
https://arcowebarquivos-us.s3.amazonaws.com/imagens/48/63/arq_24863.jpg
https://arcowebarquivos-us.s3.amazonaws.com/imagens/47/58/pdt_ft1_4758.jpg