SóProvas


ID
703978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

O recalque por adensamento secundário é causado pela deformação elástica do solo seco e de solos úmidos e saturados sem qualquer alteração no teor de umidade.

Alternativas
Comentários
  • O recalque secundário, também chamado de fluência (‘creep”) está associado a deformações observadas após o final do processo de adensamento primário, quando as tensões efetivas já se estabilizaram. Com isso, ao  contrário dos recalques imediato e de adensamento, a consolidação secundária ocorre para tensões efetivas  constantes. Este processo pode ser atribuído a uma mudança no posicionamento das partículas em busca de um  arranjo mais estável, após a dissipação dos excessos de poro pressão. O fenômeno do adensamento secundário  é encontrado em todos os solos, mas se mostra mais pronunciado naqueles que contêm matéria orgânica. 


  • Deformacoes plasticas e fluencia do solo.

  • ERRADO

     

    Isso é o recalque elástico ou imediato

  • A questão quis confundir os tipos de recalque. O recalque por deformação elástica é um tipo de recalque, que decorre de um fenômeno geral, no qual todo material se deforma quando carregado. São imediatos à aplicação da carga e predominam em solos não coesivos.

    Tem-se também o recalque por adensamento, que pode ser primário ou secundário.

    O primário provém da expulsão da água dos vazios do solo. É muito importante em se tratando de solos argilosos.

    O secundário (ou secular) é bastante comum em argilas muito plásticas e solos orgânicos. Mesmo após a completa dissipação da pressão neutra (pressão da água), continuam a ocorrer. São lentos, seculares, devido ao baixo coeficiente de permeabilidade das argilas. 

  • ERRADO

    Recalque Imediato: é aquela deformação que todo corpo sofre quando submetido a ação de uma carga, sendo também chamado de recalque inicial ou elástico. Não à toa, a teoria utilizada para estimar esse recalque com maior precisão é a Teoria da Elasticidade, porém a aplicação dessa teoria limita-se aos casos em que as deformações são pequenas. Esse recalque ocorre no momento de aplicação da carga, sendo a deformação predominante nos solos arenosos.

    Recalque Primário: esta parcela do recalque corresponde à deformação do solo por adensamento, que é um fenômeno comum em materiais coesivos como argilas e geralmente é o principal causador de problemas em fundações. Esses materiais, por possuírem muita água em sua constituição, têm a pressão neutra resistindo aos esforços solicitantes iniciais. Com o tempo a água vai sendo expulsa desses solos e a pressão neutra vai se reduzindo; em contrapartida, os esforços solicitantes vão sendo gradualmente suportados em maior percentual pelos próprios sólidos que formam o solo. Esse processo de transferência de carga da água para o grão sólido pode levar anos e os recalques vão ocorrendo à medida que os próprios grãos do solo vão sendo mais solicitados, recebendo aquela carga que antes era suportada pela água. Por isso, trata-se de um recalque diferido (distribuído) no tempo.

    Recalque Secundário ou secular: em alguns materiais como argilas muito plásticas ou em solos predominantemente orgânicos, é comum que mesmo após a expulsão de parte da água dos vazios do solo, com a completa dissipação do excesso de pressão neutra, haja ainda recalques que podem durar até mais de 100 anos. Trata-se de um recalque que temos mais dificuldade de prever, devido não ter se encontrado até hoje equações gerais de aplicação a qualquer solo.

    Estratégia concursos

  • Adensamento primário: Solos saturados com baixa permeabilidade.

    Adensamento secundário: Solo ogânico.