Visão Geral de Tabelas InnoDB
O InnoDB prove o MySQL com um mecanismo de armazenamento seguro com transações (compatível com ACID) com commit, rollback, e recuperação em caso de falhas. InnoDB faz bloqueio a nível de registro e também fornece uma leitura sem bloqueio em SELECT em um estilo consistente com Oracle. Estes recursos aumentam a performance e a concorrência de multi utilizadores. Não há a necessidade de escalonamento de bloqueios em InnoDB, pois o bloqueio a nível de registro no InnoDB cabe em um espaço muito pequeno. InnoDB é o primeiro gerenciador de armazenamento no MySQL que suportam restrições FOREIGN KEY.
InnoDB foi desenvolvido para obter o máximo de performance ao processar grande volume de dados. Sua eficiência de CPU provavelmente não é conseguido por nenhum outro mecanismo de banco de dados relacional com base em disco.
InnoDB é usado na produção de vários sites com banco de dados grandes e que necessitam de alto desempenho. O famoso site de notícias Slashdot.org utiliza InnoDB. Mytrix, Inc. armazena mais de 1 TB de dados em InnoDB, em outro site trata uma carga média de 800 inserções/atualizações por segundo em InnoDB.
Tecnicamente, InnoDB é um banco de dados completo colocado sob o MySQL. InnoDB tem sua própria área de buffer para armazenar dados e índices na memória principal. InnoDBarmazena suas tabelas e índices em um espaco de tabela, o qual pode consistir de vários arquivos (ou partições de disco raw). Isto é diferente, por exemplo de tabelas MyISAM, onde cada tabela é armazenada como um arquivo separado. Tabelas InnoDB podem ser de qualquer tamanho, mesmo em sistemas operacionais onde o sistema de arquivo é limitado a 2 GB.
Você pode encontrar as últimas informações sobre InnoDB em http://www.innodb.com/. A versão mais atualizada do manual do InnoDB sempre é colocada lá.
InnoDB é publicade sob a mesma Licença GNU GPL, Versão 2 (de Junho de 1991) que MySQL. Se você distribuir MySQL/InnoDB, e sua aplicação não satisfaz as restrições da licença GPL, você deve comprar uma lincença comercial MySQL Pro em http://mariadb.org/?sub=pg&pg_no=1.
fonte: http://xoops.net.br/docs/mysql/manual/ch07s05.php#.T6hshehYvuE