SóProvas


ID
704296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Supondo que um sistema tenha sido desenvolvido e documentado
de acordo com os conceitos da análise e do projeto orientado a
objetos e tenha sido utilizada, como ferramenta para modelagem, a
UML (Unified Modeling Language), versão 2.0, julgue os próximos
itens.

O diagrama de implantação da UML é irrelevante para a representação de um sistema embutido, pois, nesse processo, considera-se um único nó de hardware.

Alternativas
Comentários
  • : Representa uma peça física de equipamento na qual o sistema será implantado.

    ...  de um sistema embutido, pois, nesse processo, considera-se um único nó de hardware.

    O erro caracteriza-se no fato da questão citar que existirá apenas um único nó de hardware, onde um sistema embutido( Roteador, por exemplo) possuem vários nós.
  • Essa questão ainda não desceu na garganta.
  • Acredito que o erro esteja na palavra irrelevante:
    O diagrama de implantação da UML é irrelevante...

    O diagrama de implantação deve prever qualquer tipo, local ou sistema que será implantando o sistema.
    Portanto sempre será relevante. 
  • UML é apropriado para sistemas embarcados, a saber:

    http://www.ehow.com/how_6596645_design-embedded-system-using-uml.html
  • Uma colega comentou em outro site a mesma informação do colega acima, que o diagrama  de implantação atende a sistemas embarcados e mais outros 2 tipos de sistemas.

    http://www.itnerante.com.br/group/engenhariadesoftware/forum/topics/diagrama-de-implanta-o-cespe-2012-mpe-pi-analista-ministerial?page=1&commentId=1867568%3AComment%3A169807&x=1#1867568Comment169807
  • "O diagrama de implantação da UML é irrelevante para a representação de um sistema embutido, pois, nesse processo, considera-se um único nó de hardware";
    Bom, primeiramente a palavra irrelevante é muito subjetiva para a questão, pois, o que é irrelevante para um pode ser relevante para outro, porém, ele tenta justificar essa "irrelevancia" pelo fato de o "processo considerar-se em um único nó de hardware", o que também esta equivocado. Por exemplo, se formos produzir um software para microondas, pode ser muito interessante um diagrama de implantação que nos mostre os "NÓS" do hardware deste aparelho como, interface do painel, motor gerador, sistema eletrico, enfim, tudo isso pode ser mostrado no diagrama como nos independente e ser muito util na implantação de um sistema embutido. Os datalhes do diagrama vai depender de cada projeto particular, o que invalida a justificativa do examinador em dizer "único nó".
    Bons estudos!
  • Concordo com o Tiago.

    A questão afirma que um único nó representa o sistema como um todo. Mas normalmente, um único nó representa uma parte física do sistema e o diagrama com vários nós conseguirão representar todo o sistema. Um sistema embutido não necessariamente possui um único dispositivo de hardware, portanto necessitaria de alguns nós para representá-lo.
  • O sistema embarcado pode ser simples, sem interface com outros sistemas (ex. relógio) mas pode ser complexo, ou seja, fazer parte de um sistema maior (ex. sistema de medição de pressão arterial) que necessite comunicação. A afirmativa está errada pois assume que todo sistema embarcado é simples, sem comunicação com outros sistemas.
  • Você pode ignorar os diagramas de implantação se você estiver desenvolvendo um trecho de software que reside em uma única máquina e interage somente com dispositivos padrão dessa máquina, que já são gerenciados pelo sistema operacional (por exemplo, o teclado, o monitor e um modem de um desktop). Por outro lado, se estiver desenvolvendo um trecho de software que interage com dispositivos que o sistema operacional do host tipicamente não gerencia ou que é distribuído fisicamente por vários processadores, então o uso de diagramas de implantação ajudará a analisar o mapeamento software-para-hardware do seu sistema.

    Ao fazer a modelagem da visão estática de implantação de um sistema, tipicamente você usará os diagramas de implantação em uma de três maneiras:

    1 - Para fazer a modelagem de sistemas embutidos.

    2 - Para fazer a modelagem de sistemas clientes/servidor.

    3 - Para fazer a modelagem de sistemas totalmente distribuídos. 

    (Fonte: UML Guia do Usuário, 2ª edição, pag 414)

    Gabarito "E". Os diagramas de implantação são úteis para a modelagem de sistemas embarcados.

  • e-

    NO diagrama de implantacao os nodes sao dispositivos ou software que interagem com aplicacoa. POdem receber stereotype e é representado por um cubo. Uma associação entre nodes é uma ligação fisica, como Ethernet. Artefatos sao executados pelos nodes