SóProvas


ID
7051
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Escolha a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A relação "motivação" e "esforço" realmente não combinam.
  • Concordo. Questão ridícula!
  • Sengundo Chiavenato, motivação é um processo que depende da direção, intensidade e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar um determinado objetivo.
  • A motivação compreende os mecanismos que movimentam as pessoas para os comportamentos de alto desempenho, indiferença ou improdutividade, a favor ou contra os interesses da organização e da administração e possuem 3 propriedades:Direção, intensidade e permanência. E se dividem em 2 grandes grupos: nas teorias de processo e nas de conteúdo.
  • Em verdade, o erro da B é sutil. A motivação não é o esforço aplicado, mas o que a pessoa ESTÁ DISPOSTA A APLICAR para realizar uma tarefa.

  • b) Por motivação se entende o esforço intelectual ou físico aplicado por uma pessoa para obtenção de um resultado. FALSO.

    Na realidade, ao 
    esforço intelectual aplicado por uma pessoa para obtenção de um resultado, corresponde ao CONHECIMENTO (SABER), e ao esforço físico, HABILIDADE. Ao desejo de fazer, corresponde à ATITUDE. 

    A GESTÃO POR COMPETÊNCIA ABRANGE ESSES TRÊS ELEMENTOS: CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE.
  • R: a) certa. Esses motivos nos levam à realização de tarefas e à consequente melhoria no desempenho caso os motivos estejam concatenados com os objetivos organizacionais. b) errada. A motivação não é o esforço em si. É o estado que faz com que ela esforce, comporte-se de uma maneira, etc. c) certa. São fatores motivacionais que conduzem a uma boa ação (desempenho). d) certa. Tudo isso vem de fora. e) certa. Quanto mais autonomia e incentivos, melhor tende a ser o desempenho. Letra B. 

    (Curso de G. de Pessoas e do Atendimento ao Público (4 a 8) – ATA-MF Aula 00 – Motivação Prof. Vinicius Ribeiro)

  • Bora lá! Lembrando que o enunciado pede a resposta INCORRETA.

    a)   Verdade. Os motivos são as razões que levam alguém a agir de certa forma, levando a um determinado desempenho. É a resposta à pergunta: por que você faz o que faz?

    b)  Errado, pois a motivação não é esforço aplicado, o resultado disso é o verdadeiro comportamento e desempenho. Posso estar motivada e não me esforçar, não agir. A motivação é uma força que facilita a ação e o desempenho, mas não pode ser confundida com esses conceitos.

    c)   Verdade. Todos os exemplos citados são de motivos internos. Há também motivos externos, como oportunidades surgidas no ambiente de trabalho, liderança, clima organizacional, recompensas oferecidas, punições, entre outros.

    d)  Verdade, conforme explicado no item anterior.

    a)   Verdade, pois todos os fatores citados são relacionados ao trabalho em si, ao desafio, a assumir novas responsabilidade e à importância percebida do papel exercido, conforme defende a Teoria de Herzberg sobre os fatores motivadores. Quanto mais autonomia e incentivos (principalmente os relativos à estima e realização), maior o desempenho.

    Gabarito: B

  • Na boa,até agora não entendi o erro o0