SóProvas


ID
7057
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de estrutura organizacional a ser adotada por uma organização para ser mais bem-sucedida, depende de alguns condicionantes. Assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma estrutura mecanicista enfatiza a comunicação e o controle vertical, baseado na hierarquia, com tarefas rigidamente definidas. Nessa, a tomada de decisão é centralizada e os membros da empresa são submetidos a grande volume de regulamentos. São as estruturas normalmente entendidas como tradicionais.Em uma estrutura orgânica, diferentemente, há maior comunicação horizontal, com redefinições freqüentes das tarefas. A decisão é descentralizada, aumentando a participação dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que os regulamentos são atenuados. Por suas características, tendem a ser mais propícias à inovação.Vasconcellos e Hemsley (1997, p.3-47) separam, a partir de algumas características específicas, as estruturas organizacionais em duas classes: as estruturas tradicionais e as estruturas inovativas.Fonte: http://www.fae.edu/intelligentia/artigo.asp?lngIdArtigo=6134&pagina=3
  • Letra D

    É justamente isso. As organizações detém diversos graus de complexidade. A questão fala sobre estruturas organizacionais. De fato, se uma organização tente à diferenciação, isso pode gerar dispersão e barreiras na comunicação, exigindo-se, pois, um maior esforço de integração entre as áreas e entre os colaboradores.
  • Os conceitos de DIFERENCIAÇÃO e INTEGRAÇÃO fazem parte da Abordagem Contigencial, que trata das organizações como sistemas abertos.

    Estando em constante interação com o meio externo, é comum que esses sistemas cresçam e tornem-se complexos, portanto, DIFERENCIADOS e que, por tal motivo, o funcionamento dessas partes/funções em crescimento precisa ser INTEGRADO, para que o sistema como um todo seja viável e não passe por problemas de natureza entrópica.
  • As organizações que produzem em massa tendem a adotar estruturas MECANICISTAS.

  • Abordagem contigencial , diferenciados. 

  • Análise das Alternativas:

  • Características do Sistema mecânico: Ênfase nos CARGOS e nos indivíduos que os ocupam, relacionamento do tipo autoridade-dependência, rígida adesão à autoridade e responsabilidade dividida, divisão do trabalho e supervisão rígida, processo decisório centralizado, controle rigidamente centralizado e solução de conflitos por meio de repressão e/ou hostilidade.

    Características do Sistema orgânico: Ênfase nos RELACIONAMENTOS entre e dentro dos grupos, confiança e crença recíprocas, interdependência e responsabilidade compartilhadas, participação e responsabilidade grupal, processo decisório descentralizado, compartilhamento de responsabilidade e de controle, solução de conflitos através de negociação ou solução de problemas.

    Fonte: Prof. Renato Lacerda

  • A - ERRADO - Ambiente externo estável e permanente é próprio de estruturas orgânicas. PRÓPRIO DE ESTRUTURAS MECANICISTAS.

     

    B - ERRRADO - Ambiente externo instável e dinâmico é próprio de estruturas mecanistas. PRÓPRIO DE ESTRUTUAS ORGÂNICAS.

     

    C - ERRADO - As organizações que produzem em massa tendem a adotar estruturas orgânicas. ESSAS ESTRUTURAS ADOTAM A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO (DE ACORODO COM A ORDEM DE MONTAGEM) O FOCO ESTÁ NO NÍVEL MAIS BAIXO DA ORGANIZAÇÃO (nível operacional),OU SEJA, FOCO NAS ATIVIDADES, TAREFAS, OPERAÇÕES... POR ISSO POSSUEM UM DESENHO MECANICISTA. SÃO, PORTANTO, ESTRUTURAS BUROCRÁTICAS.

     

    D - CORRETO - As organizações sujeitas à diferenciação necessitam de um esforço maior de integração. O ESFORÇO, ÀS VEZES, É TÃO GRANDE QUE ELAS ACABAM ADOTANDO UM TIPO ESPECÍFICO DE ESTRUTURA PARA PODER TER ASSESSORIA DE UM STAFF.

     

    E - ERRADO - Ambiente externo diferenciado exige produção contínua, padronização e automação. O AMBIENTE EXTERNO, QUANDO DIFERENCIADO, OU SEJA, DINÂMICO, A PRODUÇÃO DEVE SER ADPTATIVA.

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • GABARITO ´´D´´.