-
Segundo o COSO, o processo de controle interno é constituído de cinco componentes, quais sejam: Ambiente de Controle, Avaliação de Risco, Atividades de Controle, Informação e Comunicação e Monitoração.
http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=contabilidade_internacional-coso
-
alguém poderia esclarecer melhor essa questão?
-
Luciano, o Cespe restringiu os elementos necessários ao alcance de um bom sistema de controle interno! Conforme ressaltado acima, o Coso 1 estabelece cinco pontos que devem ser observados no sistema de controle interno (8 pontos no coso 2). Não pode haver exclusão de NENHUM ITEM. Tolera-se tão somente que tais itens não sejam exatamente destacados nos sistemas (muito comum em entidades de pequeno porte).
-
O COSO sempre preocupa-se com avaliação e gerenciamento dos riscos. É o seu principal princípio, seu diferencial que inovou com o COSO I. A questão não citou risco, acredito que isso seja mais próximo do INTOSAI.
-
Errado.
Comentários:
Em 1992, o COSO publicou um trabalho denominado “Controle Interno: um modelo integrado”. Esse documento passou
a ser referência sobre o assunto “Controle Interno”, e apresentou cinco componentes:
1 – Ambiente de Controle;
2 – Avaliação de Riscos;
3 – Atividades de Controle;
4 – Informações e Comunicações;
5 – Monitoramento.
Ou seja, para o COSO, o Controle Interno era formado por esses cinco componentes.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
-
Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.
-
QUESTÃO:
Segundo o COSO, accountability, operações ordenadas e éticas e salvaguarda de recursos são os componentes do controle interno e representam o que é necessário para se alcançar um bom sistema de controle interno. ( a questão erra ao abordar estes componentes como sendo de controle interno).
COMENTÁRIO:
Uma das melhorias mais significativas é a formalização de conceitos fundamentais introduzidos na Estrutura original. Agora, esses conceitos se transformaram em princípios, que são associados aos cinco componentes e que proporcionam ao usuário clareza no desenvolvimento e na implementação dos sistemas de controle interno, além de compreensão dos requisitos de um controle interno eficaz
Componentes:
1 – Ambiente de Controle;
2 – Avaliação de Riscos;
3 – Atividades de Controle;
4 – Informações e Comunicações;
5 – Monitoramento.
fonte: http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/coso/COSO_ICIF_2013_Sumario_Executivo.pdf
-
Accountability é externo!
-
Pode isso Arnaldo?? Questão sem pé nem cabeça amigos.
De acordo com o COSO, temos cinco componentes de controle suportando a organização no seu esforço de alcançar as três categorias de objetivos institucionais (Operacional, Relatório e Conformidade):
01. Ambiente de Controle;
02. Avaliação de Riscos;
03. Atividades de Controle;
04. Informações e Comunicações;
05. Monitoramento.
Gabarito: ERRADA
-
Questão bonitinha, linda na verdade, mas errada!
Os componentes do controle interno são: ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação e atividades de monitoramento.
Cuidado para não ser seduzido pelo canto da sereia!