-
...permanece a possibilidade de a conclusão obtida com base na amostragem ser diferente daquela que seria conseguida se 100% da população fosse examinada pelo mesmo procedimento de auditoria.
E a definição de Risco de Amostragem, conforme NBC TA 530
-
Há uma relação inversa entre o nível de homogeneidade da população sob pesquisa e o erro amostral, ou seja, quanto mais homogênea é a população, tanto menor é o erro amostral, vice-versa.
-
Pessoal,
Uma amostra é selecionada cientificamente? Eu achava que o correto era "aleatoriamente"...
-
Rafael, métodos estatísticos são formas provadas cientificamente para trabalhar com amostragens. Foi isso que o item quis dizer.
-
Segundo a NBC TA 530, o Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
Gabarito: CORRETO.
-
CORRETO já explicaram nos outros comentários
-
Isso se deve ao risco de amostragem. Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
Resposta: Certo
-
“Amostragem estatística é aquela em que a amostra é selecionada cientificamente com a finalidade de que os resultados obtidos possam ser estendidos ao conjunto de acordo com a teoria da probabilidade ou as regras estatísticas. O emprego de amostragem estatística é recomendável quando os itens da população apresentam características homogêneas.”
Auditoria Contábil: teoria e prática. Guilherme Simões Crepaldi
+
NBC TA 530
"Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria."
Isto é, o risco de amostragem permanece, ainda que aplicados procedimentos estatísticos e probabilísticos.