SóProvas


ID
706609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca de auditoria interna, julgue o item abaixo.

Os serviços de auditoria interna, estabelecidos dentro dos órgãos e instituições governamentais, são, na maior medida possível, no âmbito de sua respectiva estrutura, independentes nos aspectos funcionais e de organização.

Alternativas
Comentários
  • Independência

    Independência é condição essencial para se obter resultados positivos nos trabalhos desenvolvidos pela Auditoria Interna.

    Esta independência tem 02 (dois) aspectos principais:

    4.1 - A categoria de Auditor Interno dentro da Organização e o apoio que lhe delega a administração são fatores determinantes do valor e da amplitude dos serviços que a mesma obterá da função de Auditoria Interna.

    Por conseguinte, o Gerente da área de Auditoria Interna deverá atuar sob as ordens de um administrador de grau suficiente dentro da empresa que lhe assegure um amplo campo de ação e atenção adequada aos resultados de suas investigações e recomendações, e a efetivação das medidas sugeridas pelo Auditor.

    4.2 - Já que a mais completa objetividade é essencial à função de Auditoria, os Auditores Internos não devem planejar nem implantar procedimentos, escriturar registros, ou ter participação em atividades que, normalmente, devem revisar e avaliar.


    Fonte: http://www.maph.com.br/ler_capitulo.php?products_id=151

  • A ligação com a Alta Administração da empresa é que dá a necessária autonomia aos trabalhos da Auditoria Interna, pois não é dependente de qualquer setor da entidade. No setor público não é diferente.   Fonte: Claudenir Brito.
  • Certo.

     

    Comentários:

     

    A ligação com a Alta Administração da empresa é que dá a necessária autonomia aos trabalhos da Auditoria Interna,

    pois não é dependente de qualquer setor da entidade. No setor público não é diferente.

     

     

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Questão correta. Quanto mais o Auditor for independente, melhor. E isso vale também para o órgão/setor/serviço de auditoria.

     

    Tratando-se de auditoria interna, não há como ela não estar na estrutura da empresa, o que já limita em parte a independência. Para minimizar o problema, deve-se buscar, como colocado na questão, na maior medida possível, dar-lhe independência nos aspectos funcionais e de organização.

     

    Uma das principais medidas para isso é colocar a auditoria interna, na hierarquia da organização, ligada à maior autoridade. Onde há Conselho de Administração, recomenda-se que a auditoria esteja subordinada a este colegiado, de modo a que não esteja vinculado à administração da organização.

     

    A posição hierárquica deverá estar estabelecida no estatuto de auditoria interna, um documento formal que define o propósito, a autoridade e a responsabilidade da atividade de auditoria interna. O estatuto de auditoria interna estabelece a posição da atividade de auditoria interna dentro da organização; autoriza o acesso aos registros, aos funcionários e às propriedades físicas relevantes ao desempenho do trabalho de auditoria e define o escopo das atividades de auditoria interna. (Institute of Internal Auditors - IIA - IPPF - Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna).

    Prof. Osvaldo Perrout