SóProvas


ID
706711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca das novas modalidades de gestão.

O fato de o governador de uma unidade federativa, incluso o DF, perder sua legitimidade democrática lhe acarreta a perda da governança.

Alternativas
Comentários
  • Governança: é a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Sentido mais operacional, de decisões e ações relacionadas a melhores formas de prestar/controlar os serviços públicos. Envolve os arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma.

    Governabilidade: é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade de decidir. 


    De acordo com a questão o governador perderia a governabilidade, então ele perderia também a governança por consequência da perda de governabilidade? Não sei se esse raciocíio está correto. 
  • Eu não sei se "perda" seria a palavra correta para o raciocínio acima, mas governança e governabilidade estão extremamente relacionadas.

    Segundo Augustinho Paludo:

    "legitimidade está relcionada com governabilidade, visto que se os governos não forem legitimados não haverá condições necessárias para governar".

    Essa afirmativa até chegou a me confundir na hora de responder a questão, mas em outro ponto Augustinho fala:

    "Por ser um instrumento de governabilidade para a realização dos fins do Estado, a governança pressupõe condições mínimas de governabilidade, ou seja, em situações de crise grave ou de ruptura institucional, que afetem a governabilidade, a governança restará comprometida, haja vista o seu caráter instrumental. ' Sem governabilidade é impossível governança'".

    No caso da questão, o governador perdeu a legitimidade, enquadrando-se "em situações de crise grave ou de ruptura institucional", afetando tanto a governabilidade quanto a governança.
  • Discordo do gabarito.


    Governança é a capacidade do governo implementar de forma eficiente as políticas públicas.


    Governabilidade é o poder para governar.


    Dentro do estado gerencial, por exemplo as políticas públicas continuam sendo implementadas independentemente de quem estiver exercendo o governo executivo (governabilidade). 

    Há sim afetação da governança dentro de um estado patrimonialista. 


  • De acordo com aula do Ponto dos Concursos sobre governança e governabilidade: falta de governaça impacta na governabilidade e vice-versa,  mas a presença de uma, não garante a outra.
  • GOVERNANÇA E GOVERNABILIDADE
    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.

    Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.

    Governabilidade, assim, diz respeito às condições estruturais e legais de um determinado governo para promover as transformações necessárias. Já a Governança está relacionada à capacidade de colocar em prática as condições da Governabilidade. Governança é transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo.
    A Governabilidade deriva, ainda, da legitimidade dada pela sociedade ao Estado e a seu governo, enquanto a Governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem condições de Governabilidade é impossível uma adequada Governança, embora esta possa ser deficiente ainda que haja boas condições de Governabilidade. Por outro lado, uma boa Governança pode aumentar a legitimidade que um povo confere a seu governo, aumentando, assim, a Governabilidade do país.
    Nota-se, portanto, que Governabilidade tem a ver com estrutura e Governança com processo. A primeira significa a existência de um arcabouço político, jurídico e social que permita a elaboração e o implemento de políticas públicas. A segunda, a capacidade do governo de bem administrar, articular os diversos interesses existentes e efetivamente implantar essas políticas.



    Fonte: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq37_luciano_oliveira.pdf
  • Pessoal,
    Essa questão foi anulada pela banca.
    Vlw!
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Há divergência na literatura em relação ao assunto tratado no item. Desse modo, opta-se por sua anulação.
    Bons estudos!
  • Veja a Dilma? Perdeu a governabilidade e como consequências não conseguia passar um projeto no congresso.