-
Questão correta.
O ENCARREIRAMENTO está se tornando cada vez mais horizontalizado. Algumas organizações adotam o plano de carreira em Y: as promoções ou substituções podem ser feitas Verticalmente (cargos mais elevados), ou horizontalmente (cargos no mesmo nível mas mais complexos ou envolvendo outras especalidades ), dependendo da oportunidade. (...)Todos os inconvenientes da carreira por linha hierárquica são solucionados pela adoção da carreira em Y. Ela é flexível, permitindo o deslocamento do profissional de uma linha de carreira para outra. Permite um maior número de pessoas no topo da organização, sem que, necessariamente, seja aumentada a estrutura organizacional. Valoriza o trabalho do especialista e satisfaz as necessidades individuais de carteira dos colaboradores.
Fonte:http://www.ecnsoft.net/wp-content/plugins/downloads-manager/upload/FATEC-SBC_GERH_81752_PT08_Planejamento_de_Carreira.pdf
-
A carreira em Y, também chamada de carreiras paralelas, possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas. Uma pessoa pode ter como desejo subir na carreira, mas não quer ser chefe, não se vê como um bom gerente. Na carreira em Y, ela pode chegar a cargos superiores, mas no caráter técnico, assumindo funções mais complexas que não envolvem chefiar.
Fonte: Prof. Rafael Encinas - Gestao de Pessoas
-
A carreira em “Y” permite um crescimento, em termos de cargo e de remuneração, paralelo à estrutura hierárquica tradicional, abrindo para um especialista possibilidade de ter remuneração básica, benefícios e outras vantagens em níveis equivalentes aos de um gerente, até um diretor. Os níveis iniciais são básicas, e, a partir de certo patamar da estrutura da carreira, o profissional pode optar por seguir cargos gerenciais ou tipicamente técnicos.
-
Eu só tenho uma duvida, a lei 8112 não proibe o termo ascenção como requisito de crescimento na carreira?
Alguem pode me tirar essa duvida?
-
Diego, ascensão (que como vc bem disse é proibido) é uma outra situação. Nela, um cara entrava como auxiliar administrativo (nível fundamental) e se fosse "peixe" dos gerentes, rapidinho virava analista (nível superior). Isso realmente não pode.
Mas as carreiras Y, basicamente, é vc entrar como primeiro padrão da primeira classe, chegar ao topo depois de, sei lá, 10 anos e não ter mais pra onde crescer. Ai o que te resta são os cargos em chefias, artificio muito utilizado pelas carreiras em Y.
Vamu que vamu!!!
-
Achei estranho, ascensão profissional a auditor externo, não deveria ser interno?
-
Gabarito Certo.
A carreira em Y, também chamada de carreiras paralelas, possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas. Uma pessoa pode ter como desejo subir na carreira, mas não quer ser chefe, não se vê como um bom gerente.
-
Y PORQUE HÁ DOIS CAMINHOS:
- EXERCER CHEFIA (ENRIQUECIMENTO VERTICAL) ---> PARA AQUELE QUE POSSUI O DOM DE COMANDO.
- PERMANECER NA ÁREA ATUAL (ENRIQUECIMENTO HORIZONTAL) ---> PARA AQUELE QUE NÃO POSSUI O DOM DE COMANDO.
GABARITO CERTO