SóProvas


ID
706738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de microeconomia, julgue os itens a seguir.

O princípio dos retornos decrescentes é relevante nas decisões empresariais de produção no longo prazo.

Alternativas
Comentários
  •  

    É a lei do retorno decrescente, que permite observar o quanto é acrescentado no final da produção à medida em que adicionamos um ou mais componentes de produção.
    Para explicar melhor, vamos considerar uma linha de produção qualquer, com os seus insumos fixos e outros variáveis. Cada vez que adicionarmos uma unidade dos insumos variáveis, o aumento dessa produção, mesmo existindo, será cada vez menor.
  • Está errada porque a Lei dos Rendimentos Descrescentes ela é geralmente aplicada no curto prazo e não no longo prazo.

  • Trata-se da Lei dos Rendimentos Marginais Descrescentes. Juntando as duas respostas anteriores. Esta lei é uma analise de curto prazo. Por que é uma análise de curto prazo?

    De acordo com o Wikipedia, a Rendimentos Marginais Descrescentes consiste em:


    "A Lei dos Rendimentos Decrescentes é uma teoria que expressa a relação económica da utilização de unidades adicionais de trabalho. Segundo a lei, Ceteris paribus, o produto marginal de um fator de produção reduzirar-se-á conforme o aumento da quantidade utilizada desse factor." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_rendimentos_decrescentes

    Desta forma, como considera unidade adiconais de trabalho, dado que as demais variáveis estão constantes ("Ceteris paribus") trata-se de uma análise de CURTO PRAZO. Lembre-se, no longo prazo todos os fatores são variáveis!!

  •     Lei  de  Rendimentos Decrescentes: Considerada  no  curto  prazo, sempre  que  existir  um  fator  fixo. Essa lei  diz  que  ao  aumentar o fator variável, mão-de-obra, por exemplo, sendo dada  a  quantidade  de  um  fator fixo, a  produção  marginal  do  fator  variável  cresce  até  certo  ponto e, a partir daí, decresce, até tornar-se negativa.

    EX: Mão-de-obra como fator variável na atividade agrícola. Aumentando o número de trabalhadores, e mantendo os demais fatores de produção fixos, a produção crescerá até determinado ponto, a taxas decrescentes, em virtude do excesso de trabalhadores.
  • Lei dos rendimentos marginais decrescentes, estatuída por David Ricardo. Ela nos diz: à medida que aumentamos o uso de determinado fator de produção, mantendo-se os outros insumos de produção constantes, chegamos a um ponto em que a produção adicional resultante começa a decrescer. Ela se aplica no curto prazo, pois, como já dito nos comentários acima, supõe-se a existência de ao menos um fator fixo já que no longo prazo todos os fatores são variáveis.
    Abs.
  • Lei dos Rendimentos Decrescentes ou Custos Crescente: curto prazo (Pelo menos um fator de produção fixo)

    Economia de Escala: Longo prazo (todos os fatores de produção variando)

    Questão: errada
  • Está errada porque ao mencionar esses conceitos, sempre gera uma confusão...
    Princípio dos retornos decrescentes = Lei dos Rendimentos Decrescentes = ocorre no curto prazo (um dos fatores permanece constante);
    Rendimentos Decrescentes de Escala = homogênea de grau < 1 = ocorre no longo prazo (todos os fatores variam).
    Era só saber que uma ocorre no curto e a outra no longo prazo.
  • O princípio dos retornos decrescentes é relevante nas decisões empresariais de produção no curto prazo.

    O que se analisa no longo prazo é o rendimento de escala.

  • Quem se apega, assim como eu, apenas ao conceiro de lei dos rendimentos marginais decrescentes, erra a questão.

     

    lei do produto marginal decrescente, retornos decrescentes ou lei das proporções variáveis lei dos rendimentos marginais decrescentes, ou seja, é tudo a mesma coisa!! 

     

    Rendimentos marginais decrescentes é um fenômeno apenas do curto prazo.

     

    vejam esta outra quetão:

    (CESPE/Unb - Auditor - Economia - TCE/RO - 2013) - Segundo a lei do produto marginal decrescente, o produto marginal diminui à medida que se utiliza no longo prazo mais e mais dos fatores de produção envolvidos.

    (E) 

  • Gostaria de acrescentar uma informação que contraria o gabarito da questão.

     

    No livro MICROECONOMIA - Pindyck e Rubinfeld - 6ª Edição - Página 191 há a seguinte citação:

    "A lei dos rendimentos marginais decrescentes geralmente aplica-se ao curto prazo, quando pelo menos um dos insumos permanece inalterado. Entretanto, ela também se aplica ao longo prazo. Mesmo que sejam variáveis todos os insumos da produção no longo prazo, um administrador pode ter intenresse em analisar opoções de produção para as quais um ou mais insumos devam permanecer inalterados."

     

    Vale lembrar que esse livro é amplamente usado por professores e bancas na formulação de questões, e a presente questão vai totalmente ao contrário do livro. E agora? 

     

     

  • A lei dos rendimentos marginais decrescentes vale tanto para o curto quanto para o longo prazo. Questão absurda.

  • Fiquei com a mesma dúvida em relação a essa questão, mas considerei Errada.

     

    Pensei assim : O princípio dos retornos decrescentes é relevante nas decisões empresariais de produção no longo prazo quando um administrador por intenresse de analisar opoções de produção matém um ou mais insumos inalterados. Ai estaria certa a questão.

     

    Fora que se ela mudar o gabarito terá que mudar o entendimento relativo a outras questões:

     

    (CESPE/Unb - Auditor - Economia - TCE/RO - 2013) - Segundo a lei do produto marginal decrescente, o produto marginal diminui à medida que se utiliza no longo prazo mais e mais dos fatores de produção envolvidos. Errado.

     

  • Ta fácil

  • O princípio dos retornos decrescentes é relevante nas decisões empresariais de produção no CURTO prazo.

  • Teoria dos rendimentos decrescentes (ou custos marginais crescentes): decorre do limite de capacidade da produção no curto prazo. Dentro do curto prazo as empresas possuem uma fronteira de produção. Enquanto os custos marginais forem menores ou iguais ao custo médio, o aumento da produção é vantajoso. Depois desse limite a empresa precisa expandir sua capacidade produtiva inicial, elevando mais os custos do que a média inicial, por isso no curto prazo os rendimentos são decrescentes.

    Teoria dos rendimentos de escala: no longo prazo todo os custos são variáveis e a empresa deve avaliar as melhores escolhas para seu caminho de expansão. Nesse cenário, quando um aumento de 100% dos insumos resulta na previsão de um aumento superior à 100% nos rendimentos, tem-se rendimentos crescentes de escala; quando o aumento dos rendimentos é igual a 100%, tem-se rendimentos constantes de escala; quando o aumento dos rendimentos é inferior à 100%, tem-se rendimentos decrescentes de escala.