SóProvas


ID
706759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.

A redução do déficit orçamentário causa redução do produto e da taxa de juros da economia no curto prazo. No médio prazo, a reduzida taxa de juros permite que haja retorno do produto ao nível anterior.

Alternativas
Comentários
  • Vou explicar meu raciocínio, embora não sei se é o correto.

    Redução do déficit orçamentário = Vamus supor que o governo reduziu seus gastos.
    Quando o governo reduz seus gastos, desloca a curva IS para a esquerda e para baixo, gerando uma queda nos juros e no PIB. (primeira parte da questão está correta).

    No médio prazo, a reduzida taxa de juros permite que haja retorno do produto ao nível anterior.
    Como os juros estão mais baixo, isso incentivará a industria a produzir mais, o que, no MÉDIO PRAZO, tende a ir aumentando o PIB, colocando-o na posição anterior a medida.
  • Sim esse é o efeito Crowding-out.

    Entretanto, não se pode afirmar que o produto vai voltar ao mesmo nível, ou seja, que a redução na taxa de juros possa contrabalança totalmente a redução nos gastos públicos.

    Eu entraria com recurso!
  • MAIS FACIL ENTENDER GREGO QUE ECONOMIA!!!
  • Qual a relação entre redução do déficit orçamentário e taxa de juros? Por que a taxa de juros também cai juntamente com a diminuição dos gastos?
  • A redução do déficit é feita com a redução dos gastos do governo ou com um aumento da tributação, ambos deslocam a IS para a esquerda, resultando em um menor produto e em taxas de juros menores.
    Essas taxas de juros menores permitem um aumento no investimento, que desloca a IS para a direita e ocasiona o retorno ao nível anterior de produção.
  • Larissa, me corrija se estiver errado, mas para que haja alteração na taxa de juros a curva IS deveria se deslocar além de direita ou esquerda, também para cima ou baixo. Deslocando-se apenas para direita ou esquerda apenas a renda/produto irá variar.
  • A curto prazo

    Ação:
    Redução do déficit orçamentário = Redução dos gastos do governo = Política Fiscal Restritiva
    Resultado: Deslocamento da curva IS para baixo e para a esquerda, reduzindo Renda e Juros

    A médio prazo

    Causa:
    A redução da taxa de juros causa saída de moeda extrangeira.
    Consequencia: A redução da oferta de moeda extrangeira eleva seu preço, desvalorizando a moeda nacional.
    Resultado: A curva IS é deslocada para a direita, voltando ao seu estado original.

    A política fiscal é ineficaz (pressuposto: câmbio flutuante)





  • Meu raciocínio foi mais pelas consequências da redução do déficit orçamentário, mas posso estar enganada. Com a redução deste, a incerteza diminui e, então, as taxas de juros diminuem no curto prazo. A taxas de juros menores, é possível financiar novos equipamentos e máquinas, a fim de estimular e modernizar a produção, expandindo novamente o produto.
  • Vou complementar a colega Larissa. Para haver redução do déficit orçamentário, é necessário que o governo se financie, e as formas dele se financiar sem fazer nova dívida é reduzindo gastos, aumentando impostos, dentre outros. Isso é claramente política fiscal restritiva que, no curto prazo, vai reduzir o produto e a taxa de juros, pois a Economia ficará menos aquecida. Entretanto, à medida que a baixa taxa de juros é uma política fiscal restritiva, ela é também uma politica monetária expansiva, pois a baixa taxa de juros faz com que empresários e famílias peguem dinheiro nos bancos e invistam e consumam, respectivamente. Com isso, passado o curto prazo (já estando no médio prazo), a Economia voltará a se aquecer  e o produto nacional voltará a crescer. 

  • Analisando a questão:


    Os efeitos da redução no déficit orçamentário sobre o produto e a taxa de juros são diferentes no curto e no médio prazo, tendo em vista que no curto prazo a redução do déficit gera uma diminuição do produto e da taxa de juros, desloca a curva IS para esquerda, no entanto no médio prazo a taxa de juros menor proporciona incremento do investimento e do produto, que pode voltar ao nível anterior. Sintetizando, uma diminuição do déficit orçamentário leva inicialmente a uma diminuição do produto. Ao longo do tempo, contudo, o produto pode retornar ao nível natural de produto.



    Gabarito: Correto.

  • Note que esta questão vai um pouquinho além do conteúdo de IS-LM.

    Mas está aqui colocada por nós porque é de fato interessante.

    A redução do déficit público pode ser obtida por mais tributação e/ou menos gastos do governo. Ou seja, contração fiscal.

    No curto prazo (sobre o qual o modelo IS-LM se aplica), a contração fiscal (deslocamento da IS para a esquerda) gera redução dos juros e da renda de equilíbrio:

    No médio/longo prazo, quando a economia tende ao produto potencial (ao nível de produção máximo da economia), esta redução dos juros abre espaço para que o investimento cresça e expanda o produto potencial.

    Resposta: C

  • Não tem como afirmar que o produto retornará ao nível anterior no médio prazo. O efeito crowding out é inferior ao acréscimo/decréscimo do produto pelo deslocamento da curva IS. A assertiva extrapola ao imponderável na minha opinião. Faltam dados para se asseverar tal condição, com todo o respeito à banca.

  • Gosto de imaginar situações hipotéticas para consolidar o entendimento.

    Errei a questão por imaginar que a redução do déficit e dos gastos do governo gerariam maior escassez de moeda e por isso os juros aumentariam, porém esse entendimento não está correto, visto que política fiscal (gastos) não possui impacto direto em política monetária (oferta de moeda).

    Imagine um banco que oferece empréstimos a juros X tanto para o Governo como para o mercado. Se o Governo deixa de contratar empréstimos e outros serviços, pois precisa controlar o déficit, o banco precisaria "compensar" a perda desse cliente importante com mais clientes no mercado. Uma forma de atrair mais clientes é a redução dos juros no curto prazo. Porém, no médio prazo, quando suficientes clientes novos contratarem os serviços, o banco pode retornar os juros aos níveis de antes, pois supriu a falta do Governo como cliente.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Michelle Moutinho

    Os efeitos da redução no déficit orçamentário sobre o produto e a taxa de juros são diferentes no curto e no médio prazo, tendo em vista que no curto prazo a redução do déficit gera uma diminuição do produto e da taxa de juros, desloca a curva IS para esquerda, no entanto no médio prazo a taxa de juros menor proporciona incremento do investimento e do produto, que pode voltar ao nível anterior. Sintetizando, uma diminuição do déficit orçamentário leva inicialmente a uma diminuição do produto. Ao longo do tempo, contudo, o produto pode retornar ao nível natural de produto.