SóProvas


ID
706762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.

Segundo a curva de Phillips, no curto prazo, a inflação e a taxa de desemprego estão relacionadas positivamente.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a curva de Phillips, um país poderia conviver com uma inflação mais alta e uma tx de desemprego mais baixa, ou com uma inflação mais baixa e uma tx de desemprego mais alta. Dessa forma haveria uma trade-off entre inflação e desemprego. Essa versão foi importante até a década de 70. As mudanças no processo de formação de expectativas e os choques do petróleo deram origem à versão contemporânea da curva de Phillips, em que o desemprego afeta a variação da inflação, não o seu nível.
  • O erro da questão está no fato de que a relação entre a inflação e a taxa de desemprego não é positiva e sim inversa.
  • ERRADO
    A Curva de Phillips relaciona, no curto prazo, a inflação e o desemprego de maneira inversa, e não positivamente.
    Perceba que ao aumentar a Taxa de Inflação, estamos diminuindo a Taxa de desemprego, já ao diminuir a Inflação, aumentamos a taxa de desmprego.
  • Complementando os comentários:
    Essa relação acontece porque, quando a economia está inflacionada, ocorre uma perda do valor real do dinheiro, ou seja, antes você colocava gasolina no seu carro a R$ 2,50, hoje está custando 2,75. O seu dinheiro vale menos, pois para comprar a mesma quantidade, você teria que dispor de mais moeda.
    Quando isso acontece, os empresários aumentam sua produção, pois irão obter um maior lucro, haja vista o salário ser o mesmo, e o preço dos produtos serem maiores. Para aumentar a produção, necessita-se de mais pessoas (mão-de-obra), gerando uma queda no desemprego proporcionada por novas contratações.

    Porém, isso só ocorre no curto prazo, pois em pouco tempo os funcionários começam a exigir aumentos, fazem greve etc, diminuindo o interesse dos produtores em continuar contratando.
  • Alem disso, no longo prazo, a curva de Philips tende a tornar-se vertical como explicado no comentario acima.

    No ponto em que esta curva vertical corta o eixo X, temos a "Taxa de Desemprego Natural" da economia.
  • A curva de Phillips estabelece uma relação inversa entre inflação e desemprego. Depende do objetivo do governo.Se ele quiser diminuir o desemprego terá que fazer uma politica fiscal expansionista: aumentar os gastos ou reduzir os tributos, em consequencia terá o aumento da inflação. Se o objetivo do governo for reduzir a inflação terá que cortar gastos, fazendo uma politica fiscal restriva e consequentemente reduzira o numero de empregos na economia.. È o desemprego conjuntural..  
  • Perfeito seu comentário Weder... As pessoas que não dão a nota corretamente!
  • Errado

    Em macroeconomia, a curva de Phillips, representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, desenvolvida pelo economista neozelandês William Phillips, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação. Contudo, esta relação não é válida no longo prazo, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação conforme outras variáveis vão se alterando.

    Assim, pode-se comprovar mais consistentemente, que a relação inversa entre a inflação e o desemprego se dá quando a inflação observada está acima das expectativas, e que, de facto, isso se dará somente no curto prazo, já que no longo prazo a inflação observada tornar-se-á igual à esperada, quando então não será verificada nenhuma relação entre a inflação e o desemprego.

    Wikipédia