SóProvas


ID
707998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação ao formato e à linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redação da Presidência da República.

A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicações como aviso, ofício e memorando, que seguem o padrão ofício, deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Alternativas
Comentários
  • O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

    a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
    b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.
    c) assunto: resumo do teor do documento.
    d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.
    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:


    introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;

    desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

    conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

  • no manual está "e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introducao, desenvolvimento e conclusao"
    na questão está: " que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos..."
    para  simples encaminhamento é necessario,  introducao e desenvolvimento...não entendi porque a questão é considerada  certa...ela é ERRADA
  • Caro colega Rafael SS,
    A questão não pode ser considerada errada, sua dúvida é gramatical, você não deve ter percebido o conectivo no início da frase:
    A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicações como aviso, ofício e memorando, que seguem o padrão ofício, deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. (correto, tanto gramaticalmente quanto com o MRPR)

    O uso do conectivo "a menos que", dá uma ideia de hipótese, condição contrária, ou seja:

    Exceto que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicações como aviso, ofício e memorando, que seguem o padrão ofício, deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. 

    Espero ter ajudado.

  • Padrão ofício é a diagramaçào única empregada para os 3 diferentes tipos de expediente, que se diferenciam apenas paela finalidade:

    - Aviso: expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridade da mesma hierarquia

    - Ofício: comunicação entre órgãos públicos diferentes ou para agente externo, inclusive particulares

    - Memorando: comunicação entre unidade administrativa de um mesmo órgão (forma de comunicação interna)

  • QUESTÃO CORRETA
  • A conclusão no aviso é facultativa. Fiquei na dúvida agora. Alguém pode me ajudar?

  • O expediente que seja de mero encaminhamento de documentos não possui CONCLUSÃO. 

    É o que dá a entender pelo manual de redação da presidência da república.

     Um trecho retirado do MRPR : 

    " Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

      – introdução: deve iniciar com referência.... 

      – desenvolvimento: se o autor da comunicação... "



  • 3.1. Partes do documento no Padrão Ofício

      O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

    [...]

    e) 

    - Introdução...

    - Desenvolvimento...

    - Conclusão...

    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

    - Introdução...

    - desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: CPRM

    Prova: Técnico de Geociências

    (+ provas)

    Resolvi certo

    No que diz respeito a comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.

    Independentemente do tipo de expediente, o texto que compõe uma comunicação oficial deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. (resposta errada)

    nao entendi agora!
  • Caro Leandro, quando se trata de mero encaminhamento, só possui introdução e ,a critério do emissor, desenvolvimento. No de mero encaminhamento, não existe conclusão. Isso é a exceção à regra, pois nas outras comunicações oficiais deve possuir Introdução, desenvolvimento e conclusão. LEMBRE QUE O ENCAMINHAMENTO FAZ PARTE DO PADRÃO. 

    Espero que tenha sanado sua dúvida. 
  • 3.1. Partes do documento no Padrão Ofício

    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre­me informar que", empregue a forma direta; – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição; – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

     

     

     

     

  • CESPE - 2013 - Telebras - Nível Superior

     

    Com base no Manual de Redação da Presidência da República, no que se refere ao formato e à linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.

     

    O texto de todas as comunicações que seguem o padrão ofício, como é o caso do aviso, do ofício e do memorando, deve ser constituído de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

     

    ERRADO 

  • CERTA!

    Em regra, deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, exceto quando se tratar de mero encaminhamento de documentação.

  • A afirmativa está correta, ou seja, em conformidade com o MRPR.  Em se tratando de mero encaminhamento de documentos, a introdução permanece indispensável, mas o chamado "desenvolvimento" pode ser dispensado, ou seja, passa a ser opcional; e a conclusão é dispensada.  

    Gabarito: Certo.
  • Atualizando a questão: "A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicações que seguem o padrão ofício, deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão".