SóProvas


ID
708355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Com relação a estatística, julgue os itens seguintes.

Considere que, com base em um levantamento amostral, um pesquisador tenha observado que determinada medida antropométrica dos indivíduos de um grupo A é, em média, igual ao dobro dessa mesma medida em indivíduos do grupo B, e que, com base nessa observação, o pesquisador tenha concluído que essa mesma relação deve ocorrer na população. Com base nessas informações, é correto afirmar que o pesquisador não seguiu os princípios essenciais para a elaboração de inferências estatísticas, pois a simples avaliação visual (ou descritiva) da diferença entre médias de grupos pode não refletir o comportamento populacional, já que há outros aspectos relevantes para a análise, como o tamanho da amostra e a variabilidade das medidas dentro de cada grupo de indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Para inferências. deve ser considerado o erro tipo I (coef. alfa) e desvio padrão.
    Para amostras menores que 120, o teste paramétrico t de student é o indicado.
    Teste não paramétricos também podem ser utilizados para inferências.
  • Comentários

    "Para fazer qualquer inferência, primeiro precisamos saber como foram obtidas as amostras (se são aleatórias simples, por exemplo). Precisamos saber exatamente qual a população amostrada, para saber exatamente qual a população alvo da inferência.

    É importante também saber o comportamento da distribuição amostral da grandeza em estudo (aproximadamente normal, binomial, t-student, etc). É aproximando tal comportamento segundo uma distribuição de probabilidades determinada que podemos testar hipóteses e estabelecer intervalos de confiança.

    Os tamanhos das amostras e as variabilidades das observações também são relevantes. Exemplificando, em caso de amostras muito pequenas, ou de valores muito dispersos, pequenas diferenças entre as estatísticas amostrais para “A” e para “B” podem não ser significativas.

    Enfim, faltam muitos dados para sabermos que inferência é possível (se é que alguma inferência é possível). Simplesmente pegar um resultado amostral e generalizar isso para a população não é correto."

    Fonte:

    http://exatasparaconcursos.wordpress.com/2012/06/04/papiloscopista-pf-2012questo-49/

  • Engraçado uma matéria com nível de dificuldade como esta e não tem aula ! muito menos comentário do professor !

  • Para isto que serve a Estatística Inferencial suas estimativas....

  • Tô na sua cola, Tarcisio Vieira.

    Não pisa no freio!

  • Temos um caso em que um pesquisador mediu as médias aritméticas amostrais de duas amostras de interesse e extrapolou esse resultado para a população. Isso é uma quebra dos princípios essenciais para a elaboração de inferências estatísticas.

    Em uma análise da média, é preciso mais do que simplesmente obter a média amostral, visto que a própria segue uma distribuição aleatória normal pelo teorema do limite central. Nesse caso, seria necessário fazer análises da dispersão, do tamanho da amostra, ou então até fazer um teste de hipótese/Intervalo de confiança.

    Comentário; professor Matfuji do Estratégia

  • CORRETO

    (Estatística Descritiva);Resumir, sintetizar, organizar e descrever um conjunto de dados brutos

    --> veja que ele parou por aqui!!

    (Estatística Inferencial) Coletar eficientemente um conjunto de dados de modo que represente o fenômeno de interesse; Interpretar e extrapolar as informações geradas por esse conjunto de dados .

  • O que vai refletir a média da população é o Valor Esperado das Médias Amostrais.