SóProvas


ID
708418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.

O uso simultâneo de microfilmagem e digitalização consiste em solução viável para o arquivamento de grandes massas documentais com longos prazos de guarda. A microfilmagem contempla o aspecto de comprovação legal, e a digitalização possibilita acesso rápido e múltiplo aos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Certo -  A utilização de tecnologias nos arquivos tem o objetivo de facilitar o acesso, gerência e conservação do grande volume de informações que temos disponíveis. De acordo com a Lei, os documentos microfilmados têm o mesmo valor legal que os originais; e a principal função da digitalização é possibilitar o acesso rápido, fácil e simultâneo aos documentos.

    Bons estudos a todos!!

    http://cursos.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/8149_D.pdf

  • Complemetando alguns conceitos de microfilmagem...

    A técnica da microfilmagem é tratada pela Lei n° 5.433, de 08 de maio

    de 1968, e regulamentada pelo Decreto nº 1.799, de 30 de Janeiro de 1996.

    Essa prática surgiu como solução para a falta de espaços nos arquivos,

    conseqüência do alto volume de produção de documentos. Assim, o principal

    objetivo da microfilmagem é a economia ou redução do espaço a ser ocupado

    pelo arquivo. Atualmente é utilizada em grande escala por bancos (que

    microfilmam cheques) e cartórios. Outras entidades a utilizam em pequena

    escala.


    Contudo a microfilmagem apresenta outras vantagens, como a facilidade

    na conservação dos documentos, a preservação dos originais e a manutenção

    do sigilo da informação. As desvantagens são o alto custo do processo e a

    dificuldade de comparar uma imagem microfilmada a outra.

     Os microfilmes e cópias fotográficas obtidas a partir dos filmes produzirão

    os mesmos efeitos legais dos documentos originais em juízo ou fora dele.


    Fonte:
    Material do Ponto dos Concursos - Prof. Mayko Gomes


  • Em grandes organizações, sejam elas públicas ou privadas, a grande quantidade de documentos em suporte papel faz o custo de guarda e conservação destes documentos ser muito alto, pois, além de demandar uma grande estrutura física, os documentos em papel precisam de diversos outros cuidados, como, por exemplo, temperatura ambiente e umidade relativa do ar controladas.

    Para reduzir os custos com a armazenagem de documentos em papel, são utilizadas duas técnicas de atualização de arquivos, a microfilmagem e a digitalização. Além do objetivo de reduzir o espaço físico necessário à guarda do documento, essas técnicas de atualização visam, também, em alguns casos, a preservação do documento original, utilizando a cópia como instrumento de consulta interna ou externa (ao público geral).


    microfilmagem consiste em fazer uma cópia do documento em um microfilme, que são armazenados em rolos. Sua utilização pode ter como o objetivo a substituição do documento em papel, ou a preservação deste, momento no qual o documento em papel é guardado, e a cópia em microfilme é disponibilizada para consultas. Essas consultas aos microfilmes devem ser feitas em máquinas específicas, que além de permitir a leitura do documento também permitem a impressão, em alguns casos. 

    digitalização também é chamada de Microfilmagem Eletrônica. E seu processo é conhecido de muitas pessoas, pois esse processo utiliza scanners, assim como os scanners domésticos, para fazer a cópia dos documentos. Mas é claro que não é o mesmo scanner que temos em casa, apenas o processo que é parecido.

    Diferença entre microfilmagem e digitalização de documentos

    Imagem ©: morgueFile.com

    A digitalização consiste em criar uma cópia digital do documento, e este poderá ser armazenada em discos rígidos, dispositivos de memória flash (pendrive, HD externo etc.), CDs e DVDs e em diversos outros equipamentos. Com isso, tanto o transporte quanto a consulta aos documentos são facilitados, pois além de poderem ser transportados facilmente, a consulta é feita com o auxílio de softwares que rapidamente localizam o arquivo desejado.

    Como foi falado no início, tanto a técnica de microfilmagem quanto a de digitalização são utilizados por instituições públicas ou privadas, no entanto, perante a legislação brasileira, apenas a microfilmagem tem o mesmo valor que o documento original. Ou seja, se você tiver em mãos a microfilmagem de um documento, para a lei, é a mesma coisa de você ter o documento original. Já com a digitalização é diferente, a lei não a considera legítima assim como com o microfilme. Por esse motivo, um documento digitalizado não tem valor legal.




    FONTE: www.gigaconteudo.com/diferenca-entre-microfilmagem-e-digitalizacao-de-documentos
  • A microfilmagem e a digitalização são duas importantes tecnologias aplicadas não somente para o gasto eficiente de recursos arquivísticos (materiais, espaço, tempo, mão-de-obra, etc), mas também para dar praticidade e segurança ao acesso e preservação da informação.

    A microfilmagem, apesar de dificultar o acesso à informação (devido aos procedimentos específicos para produzir e ler os microfilmes), garante economia de recursos, preservação do original, e segurança da informação. Além disso, o documento microfilmado possui o mesmo valor do original, conforme determina a Lei nº 5.433/68.

    A digitalização facilita o acesso aos documentos, uma vez que a cópia digitalizada pode ser acessada por múltiplas plataformas e simultaneamente, sem limite de usuários. Contudo, considerando a fragilidade dos sistemas digitais (que são mais fáceis de sofrerem adulterações fraudulentas), os documentos digitalizados não possuem o mesmo valor dos originais, conforme determina a Lei nº 12.682/12. Contudo, a situação avança aos poucos, com a implementação dos certificados digitais.

    Então a microfilmagem e a digitalização são técnicas que podem ser aplicadas em conjunto para dar maior eficiência aos processos de acesso e uso dos documentos, uma vez que uma complementa as características da outra.

    Gabarito do professor: Certo
  • Microfilmar e digitalizar grandes MASSAS DOCUMENTAIS? Se é massa documental, não está organizada, se não está organizada, não se digitaliza ou microfilma. Primeiro trata a documentação, organiza, classifica, arranja e por último microfilma ou digitaliza.

    Viajei muito ou tenho uma pontinha de razão, mesmo se tratando de CESPE?

  • a questão está desatualizada e n anulada, portanto acredito quer deva se tratar das novas resoluções de 2020 onde a digitalização entra também como comprovação legal.

    Lei 10.278/2020