SóProvas


ID
70858
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico na sociedade contemporânea, considere:

I. O ponto de partida do planejamento estratégico não é o de reduzir a incerteza, mas desafiá-la utilizando a criatividade e a inovação.

II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.

III. O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.

IV. Na visão do planejamento estratégico, o mundo atual é imprevisível e caótico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequências.

V. No planejamento estratégico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a precisão e o detalhamento com os quais os problemas são tratados.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item II - Incorreto:II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.Pelo contrario o leque de escolhar é melhor quanto mais amplo for.
  • Conforme Matos (1999, p.30), o planejamento estratégico apresentacinco características fundamentais:a. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação daorganização a um ambiente mutável. Ou seja, sujeito à incerteza arespeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza temsuas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos.Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadasàs forças e pressões que estão situadas do lado de fora daorganização.b. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seuhorizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, aconsideração dos problemas atuais é dada em função dos obstáculos ebarreiras que eles possam provocar para um almejado lugar no futuro.c. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve aorganização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos,no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organizaçãoenvolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. Aparticipação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois oplanejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas nacabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam eo fazem acontecer.d. O planejamento estratégico é um processo de construção deconsenso. Devido à diversidade dos interesses e necessidades dosparceiros envolvidos, o planejamento deve oferecer um meio de atendera todos na direção futura que melhor convenha para que a organizaçãopossa alcançar seus objetivos. Para isso, é preciso aceitação ampla eirrestrita para que o planejamento estratégico possa ser realizadoatravés dessas pessoas em todos os níveis da organização.e. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagemorganizacional. Por estar orientado para a adaptação da organizaçãoao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constantede aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo esuscetível a mudanças.http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIn02/a08vIn02.pdf
  • Acredito que o erro da afirmativa III está no seguinte trecho - "O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades", tendo em vista que durante a análise ambiental externa e a análise organizacional interna (SWOT), são identificados respectivamente Oportunidades e Pontos Fortes, os quais a meu ver constituem POTENCIALIDADES, favoráveis à estratégia.
    Assim, pode-se considerar a localização de potencialidades como etapa da construção de cenários futuros, desse modo não há preponderância de uma ação sobre a outra, ambas são fundamentais.
    Além do mais, a Questão  Q23007    (FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Área Administrativa)  , acerca do planejamento estratégico, considera como correta a alternativa:
    I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.
  • I. Certa. Até mesmo porque não é possível reduzir as incertezas. O que o planejamento estratégico propicia é a preparação para enfrentar o ambiente incerto.
    II. Errada. Essa é uma grande utopia: retornar ao constante equilíbrio. A tendência é que as organizações  fiquem cada vez mais imersas num mundo cada vez mais dinâmico e instável.
    III. Errada. O planejamento estratégico foca os cenários futuros e também foca as potencialidades.
    IV.  Certa.  Estamos em um mundo cada vez mais dinâmico, turbulento e incerto.
    V. Certa. Precisão e detalhamento dizem respeito aos planos operacionais.
    GABARITO: C

    Fonte: Prof. Wagner Rabello Jr. Canal de Concursos.
  • GABARITO: C

    Comentários do professor Carlos Xavier (Estratégia Concursos):
    Pessoal, em questões como essa da FCC, o importante é procurar logo as alternativas erradas e certas COM CERTEZA, para chegar a resposta correta. Isso porque as vezes a banca utiliza frases soltas (como nessa questão), que são opinião de algum autor específico e que fica difícil ao candidato julgar.

    Neste caso específico, fica claro que o item III está errado, uma vez que ele diz que o planejamento estratégico deve desconsiderar a localização de potencialidades em detrimento da construção de cenários. Isso é muito errado. É importantíssimo que a empresa esteja sempre atenta ao seu potencial.

    Isto posto, você elimina o item III, e as alternativas A, B, D, E vão embora, sobrando apenas a alternativa C.

    Quanto aos outros itens, melhor nem discutir, porque a banca adotou posicionamentos opinativos nesta questão, o que não seria consenso em nenhuma discussão acadêmica de alto nível.
  • Interessante como a FCC se autocontradiz: na Q111158 diz que o futuro é previsível. Nessa, diz que é imprevisível e caótico.

    Suas ideologias são tão voláteis quanto a de um indivíduo indeciso.