SóProvas


ID
70879
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

No transtorno obsessivo compulsivo, a psicoterapia que se mostra mais eficaz, segundo a literatura científica, é

Alternativas
Comentários
  • O modelo cognitivo-comportamental permitiu uma melhor compreensão dos fenômenosobsessivo-compulsivos, da importância de aprendizagens errôneas e de crenças disfuncionais na sua gênese e manutenção. Permitiu, ainda, a proposição de uma variedade de técnicas e estratégias que possibilitam a redução dos sintomas para a maioria dos pacientes e até sua eliminação completa. Constitui, juntamen e com os psicofármacos, um dos tratamentos de escolha para o TOC.(Cordioli)
  •  A terapia cognitivo comportamental é o modelo psicoterápico de escolha para tratar o transtorno obsessivo-compulsivo. "Embora poucas comparações tenham sido realizadas, a terapia comportamental é tão eficaz quanto à farmacoterapia no TOC, e alguns dados indicam que os efeitos benéficos são mais duradouros com a primeira. Por isso, vários clínicos consideram a terapia comportamental o tratamento de escolha para o transtorno. As principais abordagens são a exposição e a prevenção de resposta. A dessensibilização, a parada de pensamento, a inundação, a terapia por implosão e o condicionamento aversivo têm sido utilizados em pacientes com TOC" . Kaplan, 2007.  

  • Minha interpretação...

     

    Faz muito sentido a terapia cognitivo-comportamental ser eficaz no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo, pois a obsessão são pensamentos (cognição) e a compulsão são comportamentos.