SóProvas


ID
708985
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema de virtualização VMware, quando executado em um processador x86 sem extensões de virtualização, se comporta como um hipervisor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B"

    Software de virtualização VMware e similares para a família de processador x86 deve empregar técnicas de tradução binária para interceptar e virtualizar a execução de determinadas instruções. Estas técnicas incorrer em alguma sobrecarga de desempenho em comparação com uma VM em execução em uma arquitetura nativa virtualizadora.
  • completando a informaçao, tipo 1: também denominado nativounhosted o bare metal (sobre o metal nu), é software que se executa diretamente sobre o hardware, para oferecer a funcionalidade descrita.

    tipo 2 :também denominado hosted, é software que se executa sobre um sistema operativo para oferecer a funcionalidade descrita.


    fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipervisor

  • Atualmente o WMware ESXi (a última versão é a 6.0) é considerado "bare metal", ou do tipo I, ou seja, executa diretamente sobre o hardware, sem sistema operacional hospedeiro. Talvez na época da questão (2012) fosse do tipo 2 ou a questão era referente a outro produto. Alguém sabe esclarecer ?

  • Comentário de um amigo via email ....
    "Letras C, D e E já podem ser eliminadas porque não faz sentido misturar emulação com virtualização ainda mais atrelando a interpretação e dizendo que é pra aumentar a velocidade ( interpretar é um processo intrinsecamente mais lento que a compilação ). Entre as letras A e B, fiquei com a B, porque na A novamente a banca quis  atrelar o processo de interpretação a uma execução mais rápida."
    Vlw Baea !!!

    []'s
    

  • Segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipervisor

    VMware tem versão Tipo 1 e Tipo 2, como a questão disse "quando executado em um processador x86 sem extensões de virtualização

    ela está se referindo à versão do Tipo 2

  • Cuidado para não confundir: O fato do processador não ter suporte a virtualização não transforma o Hipervisor do tipo 1 em tipo 2. O tipo 1 é instalado diretamente sobre o hardware (bare metal) operando entre o HW e as VM dos sistemas convidados (guests). O hipervisor do tipo 2 é implementado como um processo do Sistema Operacional do anfitrião (host). Se o Hipervisor tipo 1 contar com suporte de hardware para virtualização será capaz de usar técnicas de "trap and emulate" porque todas as instruções sensíveis geram "trap". No x86 sem suporte a virtualização algumas instruções sensíveis não geram "trap". Os processadores da família X86 só passaram a contar com suporte a virtualização a partir de 2005 quando a INTEL e AMD lançaram processadores que geram “trap” para todas as instruções sensíveis. Se o Hipervisor tipo 1 não tiver suporte do processador contará apenas com a tradução binária. A melhor resposta então não existe entre as opções e seria: “tipo 1, empregando tradução binária para acelerar a execução do hóspede”. Como o examinar usou a expressão “se comporta como um ...” a melhor resposta é a "B“.