SóProvas


ID
709021
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Indicado como presidente da Câmara de Comércio em 1908, Winston Churchill foi uma figura líder no amplo programa de reformas sociais do governo liberal. Em 1909, ele introduziu as “Câmaras de profissões", organizações estatutárias que estabeleciam salários mínimos nas indústrias-chave.
     Churchill apoiou fortemente a introdução da Lei reguladora das minas de carvão, de 1908, que se tornou conhecida como “Lei das oito horas", porque limitava o tempo que os mineiros permaneciam abaixo da superfície. Em 1908, também apresentou a Corte permanente de arbitragem − que muito mais tarde se tornaria o Serviço consultivo de conciliação e arbitragem − para cuidar das reivindicações dos sindicatos
profissionais.
      Quando foi nomeado ministro do Tesouro, em 1924, Churchill continuou sua política de reformas sociais. Neville Chamberlain, secretário da Saúde, foi responsável por ampliar a abrangência da previdência social, com a introdução da Lei das viúvas, órfãos e da velhice. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain na implantação desse esquema, de  modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925. Chamberlain escreveu em 1º de maio em seu diário: “A exposição do orçamento de Winston foi um desempenho de mestre, e, embora o meu escritório e alguns de meus colegas estejam
      
indignados por ele tomar para si mesmo o crédito de um esquema que pertence ao Ministério da Saúde, eu mesmo não pensei que tivesse qualquer razão para me queixar. Em certo sentido, é o seu esquema. Nós estávamos empenhados em algo do gênero, mas não acredito que o fizéssemos este ano se ele não o tivesse encampado no orçamento. Na minha opinião, ele merece crédito pessoal especial por sua iniciativa".

                                                                 (Nigel Knight. Churchill desmascarado. Trad. Constantino
                                                           Kauzmin-Korovaeff. São Paulo: Ed. Larousse do Brasil, p. 32-33)


Atente para as afirmações abaixo:
I. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain ...
O elemento grifado pode ser substituído por inquieto, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
II. ... de modo que  ele próprio o anunciou no orçamento de 1925.
O segmento grifado pode ser substituído por haja vista, sem prejuízo para a correção e o sentido original.
III. Na minha opinião, ele merece crédito pessoal especial por sua iniciativa.
Considerando-se o contexto, uma redação alternativa para a frase acima em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original é: Creio que ele mereça crédito pessoal especial por sua iniciativa.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • FCC É RIDÍCULAAAAAAAA
  • Letra C?????????? Mudar o verbo do presente do indicativo para o subjuntivo, ou seja, de algo certo para uma suposição. Eu acho que tem diferença. Acho não tenho certeza!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Letra C
    Desta vez não entendi a revolta.
    Vejamos:
    I. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain ...
    O elemento grifado pode ser substituído por inquieto, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

    Errado
    Neste caso, no texto, fica evidente que o ansioso é empregado com o sentido de “com muito desejo, ávido”, que foge da ideia de inquieto,  cujo sentido é de “preocupado, desassossegado, aflito”, que em um contexto diferente poderia ser tomado como sinônimo de ansioso, mas obviamente não aqui.
    II... de modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925.
    O segmento grifado pode ser substituído por haja vista, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

    Errado.
    Haja vista: por causa de, devido a, uma vez que, visto que, já que, porque, tendo em vista.
    Vamos pegar a frase no seu contexto:
    Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain na implantação desse esquema, de modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925.
    Não haveria a possibilidade de escrevermos, por exemplo, “Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain na implantação desse esquema, tendo em vista que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925".
    O sentido seria modificado! Ele não estava ansioso por tal colaboração porque ele mesmo a anunciou, não faz sentido algum! Ele simplesmente estava de tal maneira empolgado com aquela colaboração que ele mesmo a anunciou!”
    III. Na minha opinião, ele merece crédito pessoal especial por sua iniciativa.
    Considerando-se o contexto, uma redação alternativa para a frase acima em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original é: Creio que ele mereça crédito pessoal especial por sua iniciativa.

    Certo.
    Como essa poderia estar errada?
    Sim, a primeira frase está no presente do indicativo, porém, o que é certo não é que ele merece crédito especial por sua iniciativa, mas sim que Chamberlain acredita nisto, que é esta a sua opinião. O que é perfeitamente e igualmente afirmado na segunda frase!
    Bons estudos!
  • sobre o ITEM II - ERRADO.
    DE MODO QUE - CONJUNÇÃO CONSECUTIVAS (conseqüência, resultado, efeito): que (precedido de tal, tanto, tão etc. - indicadores de intensidade), de modo que, de maneira que, de sorte que, de maneira que, sem que.
    HAJA VISTA - CONJUNÇÕES CAUSAIS (subordinam uma oração a outra, iniciando uma oração que exprime causa de outra oração, a qual se subordina). As conjunções subordinativas causais são: porque, pois, que, uma vez que, já que, como, desde que, visto que, por isso que, etc.

    FONTE - PCI CONCURSOS

  • II - "de modo que" inicia uma oração CONSECUTIVA. Ou seja, Churchill estava tão ansioso de modo que ele mesmo anunciou...

    Agora, "haja vista que" inicia apenas oração CAUSAL!! Tem o mesmo sentido que: "uma vez que", "já que".

    Desta forma, não podemos iniciar uma oração consecutiva (..."ele mesmo anunciou") com uma locução conjuntiva de causa ("haja vista que").
  • Gente, os comentários dos professores, em algumas questões como esta, não acrescentam absoluatmente nada né?!


    Cadê a explicação? 

  • Foi erro do QC sublinhar todo o período da II ? Ou haja vista era para ser substituído por tudo mesmo??
    Fiquei na duvida por isso.. ou só no lugar de "DE MODO QUE"?