SóProvas


ID
709183
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

As associações KYG, AOI, TTX e KLB foram compulsoriamente dissolvidas por decisões judiciais, respectivamente, pelos seguintes fundamentos: desvio de verba de seus associados; desvio de finalidade; venda ilegal de imóveis da associação; e corrupção de autoridade. As associações OGV, XZQ, BWV e GTB tiveram suas atividades suspensas por decisões judiciais, respectivamente, pelos seguintes fundamentos: atividade paramilitar; instituição de tribunal de exceção; obrigar seus integrantes a permanecerem associados; e obrigar as pessoas a se associarem. Conforme o disposto no inciso XIX, do artigo 5o da Constituição Federal, o trânsito em julgado é exigido APENAS nos casos das associações:

Alternativas
Comentários
  • letra A
    A questão tentou confundir o candidato com diversos argumentos sobre os motivos que as associações tiveram suas atividades suspensas/dissolvidas porém nada disso era necessário.
    associações - atividades suspensas - decisão judicial
                           compulsoriamente dissolvidas - decisão judicial transitada em julgado.
    art.5º, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
  • Na questão, temos que observar apenas duas coisas:


    Associações SUSPENSAS ---> Decisão Judicial.

    Associações COMPULSORIAMENTE DISSOLVIDAS ---> Decisão Judicial TRANSITADA EM JULGADO.


    o resto é só para confundir.
  • Compulsoriamente dissolvida = decisão transitada em julgado.
  • XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
     
    A dissolução voluntária de associação depende do que os associados decidirem a respeito, ou da disciplina do assunto dada pelo regimento interno, se houver um. O que a Constituição trata é como se fará a dissolução compulsória de associação, isto é, quando ela tiver que ser dissolvida contra a vontade dos sócios. Tanto para a suspensão das atividades quanto para dissolução compulsória, exige a Constituição uma decisão judicial, o que importa dizer que ordens administrativas ou policiais sobre o assunto são inconstitucionais. Além disso, é de se ver que, enquanto uma associação pode ter as suas atividades suspensas por decisão judicial ainda modificável, como aquela da qual se recorreu, a dissolução exige decisão judicial com trânsito em julgado, isto é, decisão definitiva, imodificável, da qual não cabe mais recurso, isso porque essa decisão é mais drástica e de mais difícil reversão, pelo que tolerar que uma decisão provisória dissolvesse associação e, depois, pela reforma da decisão, permitir a sua reestruturação, seria um contra-senso. O que se pretende é segurança.
     
    http://pt.scribd.com/doc/28465211/Constituicao-Federal-brasileira-Comentada 
  • Basta saber que a SUSPENSÃO de uma associação não necessita de transito em julgado para acontecer, já a DISSOLUÇÃO carece de trânsito em julgado.
    CF-Art.5º, XIX-as associações só poderão ser compusoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
  • Questão bastante fácil, pois tentou confundir o candidato apenas com os motivos alegados, mas para resolver basta apenas o conhecimento do artigo art.5º, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    Então fica assim: DISSOLVIDAS - Tem que haver o TRÂNSITO EM JULGADO.
                                     SUSPENSAS - não precisa do TRÂNSITO EM JULGADO.
  • Essa questão foi de lascar! Eita!
  • Art. 5º XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
  • Nesta questão, é importante saber que para dissolver compulsoriamente as atividades das associações deve haver transito em julgado e, para suspender basta decisão judicial (art.5º, XIX). Porém, é mais que necessário lembrarmos de citar o art.5º ,§1º da CF/88: "As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata".

    A partir daí, matamos a questão, pois ela quer saber quais atividades desenvolvidas pelas associações precisam de decisão com transito em julgado. VEJAMOS:

    Como as atividades desenvolvidas pelas associações OGV, XZQ, BWV e GTB, agrediam os direitos e garantias fundamentais, podem ,imediatamente, por força do art.5º, §1º, ser suspensas por simples decisão. 

    Como as atividades desenvolvidas pelas associações KYG, AOI, TTX e KLB, não estão previstas no rol de direitos e garantias fundamentais, precisariam de decisão judicial transitada em julgado. 

    GABARITO: LETRA "a"

  • A lei diz que: as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter sua atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
    A FCC seguiu sua característica de cobrar a lei seca, porém nesta questão tentou confundir ao citar crimes graves como associação de caráter paramilitar, tribunal de exceção..., ou seja, induzindo o candidato a marcar a opção de acordo com a gravidade dos crimes cometidos
    .
  • A questão pede o seguinte:

    do artigo 5o da Constituição Federal, o trânsito em julgado é exigido APENAS nos casos das associações:

    obviamente é a:

     c) OGV, XZQ, BWV e GTB.

    comprovação no artigo 5º:

    XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

    Esta questão está anulada o erro é explicito..

    Obiviamente as duas estão sob transito julgado conforme o artigo 5º, a questão quer saber qual delas é a mais exigida e obiamente é que se enquadra no artigo que é a letra "C" sobre a letra "A" não tem nada falando a respeito.
    Questão anulada..
  • Nossa essa é uma questão chamada  e conhecida popularmente como ''CASCA DE BANANA''

  • Adriano, você está totalmente equivocado. O objetivo do examinador, ao formular uma questão assim, era justamente levar candidatos a se confundirem, como você e outros devem ter se confundido. Não há nada de errado na questão.

    As associações que necessitam de decisão judicial TRANSITADA EM JULGADO são aquelas compulsoriamente dissolvidas... o primeiro grupo das associações do enunciado da questão foram aquelas que foram compulsoriamente dissolvidas, portanto, a resposta é a letra A.
  • Aqui não importava o motivo que fez as tais associações serem dissolvidas ou suspensas... o que foi pedido foi quais delas precisavam do trânsito em julgado... e são as compulsoriamente dissolvidas, que o enunciado trazia... o motivo da decisão judicial não era importante...
  • Esta questão é a cara da FCC: encher de baboseira  que não serve pra nada.

  • Pelo tamanho do enunciado  e o tanto de nomes dado as associações, achei que vinha bomba.... tanto escândalo pra nada.

  • Trânsito em julgado é exigido apenas para dissolução compulsória. 

  • Amaro, concordo com você! Mas é a cara da FCC, "enfeitar" a questão com informação que só servem pra tentar conduzir o candidato ao erro

  • Gabarito. A.
    Associações e exercem atividades paramilitar , as atividades suspensas não serão em primeiro caso transitado em jugado. 
    art.5º, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • FCC adora induzir o candidato ao erro.

  • Questão facílima se eu tivesse prestado atenção nas suas palavrinhas "dissolvidas" e "suspensas".

  • Sinto cheiro de pegadinha... kkkk 

  • caralho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, se eu tivesse olhado direito eu também tinha acertado. me afobei. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • TAMANHO PARA A FCC NÃÃO É DOCUMENTO, COLOQUEM ISSO NA CABEÇA...


    -  Atividades Suspensas = APENAS COM DECISÃO JUDICIAL.
    -  Atividades Compulsoriamente Dissolvidas (extintas) = DECISÃO JUDICIAL DESDE QUE TRANSITADO EM JULGADO.




    GABARITO ''A''
  • questão fácil demais

  • Pegadinha para os apressados e desatentos. A FCC tem essa característica, lança um texto enorme, com palavras chaves, na  intenção de induzir o candidato ao erro... Gabarito A : 

    XIX as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por

    decisão judicial, exigindo-se,no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • Falta de atençãooo, questão estava de graça!!! kkkk

  • Cai bonito =(

  • Quem errou levanta mão \õ

  • Obrigar compulsoriamente a dissolução, só por sentença judicial transitada em julgado. Já suspensão, pode surtir efeitos por meio de pedido liminar.

  • muito zoeira, eu ja tinha rodado uns paranauês desenhado uns mapas e ligado o autocad, pra chegar na última linha e ler essa porcaria de pergunta.

  • Isso que dá o cara estudar de noite.Caí bonitinho. COMPULSORIAMENTE DISSOLVIDA PRECISA DE DECISÃO JUDICIAL  TRANSITADO EM JULGADO, SUSPENSÃO DE ATIVIDADES SÓ PRECISA DE DECISAO JUDICIAL

  • O trânsito em julgado exigir-se-á nas primeiras associações ( que foram compulsoriamente dissolvidas) letra a

  • As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

  • Basta raciocinar, pois quando se dissolve se extingue. Daí, ser algo mais "formal", e necessitar do trânsito em julgado.



    Quando se suspende não se extingue. Daí, ser suficiente a mera decisão judicial sem o trânsito em julgado. 




    Bons estudos! 

  • Quando vier um texto enorme como o desta questão, atenção redobrada!

  • Aquela questão em que você começa a se preparar para um tiro de canhão mas, no final, é um estalinho.

    DISSOULÇÃO = TRANSITO EM JULGADO
    SUSPENSÃO = BASTA DECISÃO JUDICIAL

  • Parece até matrix com aqueles codigos doidos

  • Questão simples que só exige um pouco de atenção
  • Suspensão--------> Sem trânsito em julgado (decisão judicial).

    Compulsoriamente dissolvidas --------> Com trânsito em julgado (decisão judicial).

  • a) KYG, AOI, TTX e KLB.

     

    Suspensão--------> Sem trânsito em julgado (decisão judicial).

    Compulsoriamente dissolvidas --------> Com trânsito em julgado (decisão judicial).

  • as siglas são mais complicadas q a própria questão em si kkk

  • A questão pede apenas o basico de conhecimento sobre Suspensão e Compulsoriamente dissolvidas.

    KYG, AOI, TTX e KLB foram as que compulsoriamente dissolvidas por decisões judiciais!

    Letra A

  • Saudades quando a banda KLB fazia sucesso no início dos anos 2000. Agora sim entendi por que eles sumiram, a banda foi compulsoriamente dissolvida após o trânsito em julgado.

  • A) Certa: Art. 5 CF, Inciso XIX: "As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado."

  • A Questão assusta pelo tamanho, mas de fácil resolução,

    Suspensão- processo em andamento

    Dissolvidas - processo transitado em julgado

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • Gabarito A

    As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

    Para suspensão da associação ---> necessita de decisão judicial simples.

    Para dissolução da associação ---> necessita de decisão judicial transitada em julgado.