SóProvas


ID
710800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com as alterações do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) passou a liquidar as operações com títulos públicos federais em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    A liquidação em tempo real passou a ser utilizada nas operações
    com títulos públicos federais cursadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic,
    o que se tornou possível com a interconexão entre esse sistema e o STR.
    A liquidação dessas operações agora observa o modelo de entrega contra pagamento;


    Com a implantação do STR – Sistema de Transferência de Reservas,
    que é operado pelo Banco Central, as transferências de fundos interbancárias
    podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional;
  • Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic

    O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e nessa condição processa, relativamente a esses títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia. O sistema processa também a liquidação das operações definitivas e compromissadas registradas em seu ambiente, observando o modelo 1 de entrega contra pagamento. Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. A liquidação da ponta financeira de cada operação é realizada por intermédio do STR, ao qual o Selic é interligado.

    O sistema, que é gerido pelo Banco Central do Brasil e é por ele operado em parceria com a Anbima, tem seus centros operacionais (centro principal e centro de contingência) localizados na cidade do Rio de Janeiro. O horário normal de funcionamento segue o do STR, das 6h30 às 18h30, em todos os dias considerados úteis para o sistema financeiro. Para comandar operações, os participantes liquidantes e os participantes responsáveis por sistemas de compensação e de liquidação encaminham mensagens por intermédio da RSFN, observando padrões e procedimentos previstos em manuais específicos da rede. Os demais participantes utilizam outras redes, conforme procedimentos previstos no regulamento do sistema.Tratando-se de um sistema de liquidação em tempo real

     

     

  •  A  selic  administrada pela Andima(Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto.) é  utilizada pelas instituições financeiras credenciadas  para a liquidação de seus negócios de forma  imediata  ,OU SEJA EM  TEMPO REAL .
  • AnDima agora é ANBIMA! Atenção, gente!

  • O Selic é um sistema computadorizado e depositário dos títulos públicos federais (emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central), cujo acesso só é permitido às instituições credenciadas a operarem no mercado financeiro. O Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) tem por finalidade controlar e liquidar financeiramente as operações de compra e venda de títulos públicos e manter sua custódia física e escritural. Através do Selic, os negócios realizados têm liquidação imediata. Questão simples aplicada pela CESGRANRIO, cujo gabarito é a alternativa “d”.


  • a liquidação é realizada por meio do STR

    " O Selic é o depositário central dos títulos que compõem a dívida pública federal interna (DPMFi) de emissão do Tesouro Nacional e, nessa condição, processa a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos. É também um sistema eletrônico que processa o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos pelo seu valor bruto e em tempo real, garantindo segurança, agilidade e transparência aos negócios."


    Apesar da questão ser simples, julgo valido pesquisar a ref. sempre se pode aprofundar mais e se preparar melhor.

    Ref.:

    https://www.bcb.gov.br/?SPBSELIC

  • O negócio agora é em tempo real.

    A liquidação em tempo real, operação por operação, a partir de 22 de abril de 2002, passou a ser utilizada também nas operações com títulos públicos federais cursadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic, o que se tornou possível com a interconexão entre esse sistema e o STR.


  • Professora, Karina Jaques

    O Bacen pode emitir título público??? Ele pode comprar e vender, somente. Se eu estiver errado, desculpa, mas acho que só o Tesouro Nacional pode emitir títulos públicos federais. Bom, acho que não estou errado, talvez você (ou a senhora) se confundiu, pois O Bacen não pode mais emitir título público desde 2002 

    veja:  http://www.bcb.gov.br/htms/infecon/finpub/cap5p.pdf  - capítulo II, primeiro parágrafo, que diz "

     

    Em função da Lei Complementar n° 101, de 

    4.5.2000, o Banco Central do Brasil NÃO pode mais emitir títulos públicos desde 

    maio de 2002".


  • SELIC + STR = real time

  • Ué, o BACEN emite títulos públicos federais (no comentário do professor afirma que sim...)? O BACEN não só compra e vende esses títulos? 

  • A Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000, intitulada Lei de 

    Responsabilidade Fiscal (LRF), dispõe em seu Art. 34 que “O Banco Central do 

    Brasil não emitirá títulos da dívida pública a partir de dois anos após a 

    publicação desta Lei Complementar”. Portanto, desde maio de 2002 o BCB não 

    mais emite títulos de sua responsabilidade para fins de política monetária. A 

    partir de então, o BCB passou a utilizar, em suas operações de mercado aberto, 

    exclusivamente títulos de emissão do Tesouro Nacional


  • realmente não entendi sobre o comentário do professor, diz que o Bacen emite títulos públicos. Que eu saiba quem pode emiti-lo é tesouro nacional.

  • seria mais conveniente deixar sem comentários do professor!! Já faz um bom tempo que o Bacen não emite mais títulos públicos.

  • Outro erro da questão é que na SELIC a custodia é 100% escritural, e na CETIP há custodia física e escritural, embora a maioria seja escritural.

  • O STR é um sistema de liquidação bruta em tempo real (LBTR) de transferência de fundos entre seus participantes, gerido e operado pelo Banco Central do Brasil. O STR foi instituído pela Circular nº 3.100, de 28 de março de 2002,

     

    disponível no endereço http://www.bcb.gov.br/?BUSCANORMA, e seu funcionamento é disciplinado pelo regulamento anexo à referida circular.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/NovaPaginaSPB/STR.asp

  • As aulas de direito eleitoral da professora  Karina Jaques estão atualizadas?

  • Com o SPB, o sistema Selic passou a operar com Liquidação Bruta em Tempo Real – LBTR, com as operações sendo liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.

    Gabarito: letra D