SóProvas


ID
710833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão “Arrendamento Mercantil”.

Uma das operações típicas realizadas por essas sociedades é o(a)

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    O que é uma operação de leasing?

    leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.


    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?LEASINGFAQ

    Bons estudos!

  • O leasing é uma operação com características legais próprias, não se constituindo operação de financiamento. Nas operações de financiamento, o bem é de propriedade do mutuário, ainda que alienado, já no ato da compra. O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais. Por exemplo: para veículos, o prazo mínimo é de 24 meses e para outros equipamentos e imóveis, o prazo mínimo é de 36 meses (bens com vida útil superior a cinco anos). Existe, também, modalidade de operação, denominada leasing operacional, em que o prazo mínimo é de 90 dias

  • 1- Factoring são pessoas jurídicas de fomento comercial, de prestação cumulativa e contínua de serviços, tais como:

    • de assessoria creditícia e mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a receber e a pagar;
    • compra de direitos creditórios resultantes de vendas e bens a prazo ou de prestação de serviços; esta, na prática é a principal atividade da factoring, que paga pelos títulos representativos de tais direitos um valor menor que seu valor de face, ou seja, adquire-os com deságio.

    O que diferencia a operação de factoring da operação de desconto bancário, é que a primeira compra o título sem direito de regresso, em função disso, o deságio cobrado pela factoring costuma ser maior que o desconto bancário, uma vez que ela assume integralmente o risco do crédito.

    2- "Underwriting" é o ato conhecido pela gente como "subscrição". 

    Ela pode ocorrer tanto no "Mercado Primário" quanto no "Mercado Secundário".
    O que é Mercado Primário? É onde a própria empresa emite ações ou debêntures. Esta empresa terá seu capital aberto com essas emissões.

    E o Mercado Secundário? É onde os títulos - depois da emissão no mercado primário - são negociados, proporcionando a sua liquidez. Também é o local onde a empresa, através de um banco, coloca ações ou debêntures já emitidas que pertenciam a uma pessoa física ou jurídica. 

  • SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL: (instituições financeiras não bancárias): realizam operações de LEASING de bens NACIONAIS, adquiridos de terceiros e destinados ao uso dos arrendatários.  Os recursos são levantados por debêntures e empréstimos no país e no exterior.
    TIPOS DE LEASING:
    LEASING OPERACIONAL: como se fosse um aluguel realizado pelas empresas fabricantes dos bens.
    LEASING FINANCEIRO: quem realiza são os bancos múltiplos e SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. Ao final do prazo pode ser exercido o direito de comprar do bem pelo valor residual.
    LEASE-BACK: venda e aluguel automático de um bem
  • As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão "Arrendamento Mercantil". As operações passivas dessas sociedades são emissão de debêntures, dívida externa, empréstimos e financiamentos de instituições financeiras. Suas operações ativas são constituídas por títulos da dívida pública, cessão de direitos creditórios e, principalmente, por operações de arrendamento mercantil de bens móveis, de produção nacional ou estrangeira, e bens imóveis adquiridos pela entidade arrendadorapara fins de uso próprio do arrendatário. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 2.309, de 1996).

    leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
  • leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.

     
  • Leasing, ou arrendamento mercantil, é uma operação de crédito a longo prazo, a partir de 24 meses e até 60 meses, realizada por pessoa física ou jurídica, objetivando adquirir um bem. 

    Quando em Leasing, fica em nome do Banco.  Essa forma possui taxas mais baixas, porém é menos viável, uma vez que você queira antecipar parcelas.

  • Complementando a discussão, vale definir também que Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros.A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza. A Factoring também presta serviços à empresa - cliente, em outras áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender. "Underwriting" é o ato conhecido  como "subscrição". 
    Ela pode ocorrer tanto no "Mercado Primário" quanto no "Mercado Secundário".
    O que é Mercado Primário? É onde a própria empresa emite ações ou debêntures. Esta empresa terá seu capital aberto com essas emissões.E o Mercado Secundário? É onde os títulos - depois da emissão no mercado primário - são negociados, proporcionando a sua liquidez. Também é o local onde a empresa, através de um banco, coloca ações ou debêntures já emitidas que pertenciam a uma pessoa física ou jurídica. 

    Pra terminar, existem 4 tipos de "underwriting":

    1) Garantia firme - Instituição financeira, por sua conta e risco, coloca os papéis da empresa (que contratou esta instituição financeira) no mercado. 
    2) Best efforts - Compromisso da instituição financeira de vender o máximo de papéis junto aos seus clientes num prazo determinado.
    3) Stand-By - Compromisso assumido pelo banco de fazer a subscrição das ações que se comprometeu a colocar no mercado mas que, no fim, não encontrou interessados.
    4) Book Building - oferta global dos papéis de uma empresa.

    Vai que cai na próxima prova perguntando sobre... 
  • Outra questão simples, característica das questões aplicadas pela CESGRANRIO. As sociedades de arrendamento mercantil têm como atividade típica o arrendamento mercantil, também conhecido como leasing. Desta forma já encontramos o nosso gabarito – alternativa “a”.


    O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. Os sujeitos do contrato de leasing são denominados “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente.


    O objeto do contrato é, regra geral, a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador. Havendo a opção de compra o arrendatário poderá exercê-la, não havendo, o contrato terá semelhanças de um aluguel, por isso o nome arrendamento.


  • questão correta pois são sociedades anônimas e devem constar sempre o nome arrendamento mercanti

  • questão correta pois são sociedades anônimas e devem constar sempre o nome arrendamento mercanti

  • leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. (gabarito A)


    Factoring são pessoas jurídicas de "fomento comercial", de prestação cumulativa e contínua de serviços,

  • leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
  • eu errei essa acertiva. Mas acabei me confundindo com a palavra factoring.

    Então, sabemos que o leasing é uma expressão dada ao arrendamento mercantil.

    o arrendamento é um contrato feito por arrendador e arrendatário, o qual apos o termino do contrato o arrendatário tem direito em renovar o contrato, ou entrega-lo.

    ex: eu arrendei uma casa de festa de um arrendador, e no periodo de um ano eu tive lucros nessa casa de festa que não esperava ter, com isso ao vencer o prazo do meu arredamento, decidi que vou renova-lo por mais alguns meses, ou anos.

  • SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

     

    É uma organização que realiza arrendamento de bens móveis e imóveis adquiridos por ela.

     

    Embora sejam fiscalizadas pelo BACEN e realizem operações com características de um financiamento, as sociedades de arrecadamento mercantil não são consideradas instituições financeiras, mas sim entidades equiparadas a instituições financeiras.

     

    O leasing financeiro é aquele em que o prazo é usualmente maior e o arrendatário tem a intenção de ficar com o bem ao término do acordo, adquirindo-o por um valor pré-estabelecido.

     

    O leasing operacional é a aquele em que o cliente não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato, podendo, após a utilização do bem pelo prazo estabelecido, exercer a opção de compra pelo valor de mercado.

  • [SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL]

    → Ofertam Leasing para os clientes.