SóProvas


ID
711487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre 1800 e 2010 a população cresceu, aproximadamente, sete vezes (de 1 bilhão para 7 bilhões de habitantes), e a economia (PIB) aumentou cerca de 50 vezes. Hoje, pode-se dimensionar o impacto do ser humano na Terra por meio de uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e de água (em termos de hectares globais – gha) que seriam necessárias para sustentar o consumo atual da população.
ALVES, J. A Terra no limite. Revista Veja, ed. especial, ano 43, n. 2196, dez. 2010, p. 24. Adaptado.

No contexto da sustentabilidade planetária, a metodologia acima é denominada

Alternativas
Comentários
  • A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. http://www.wwf.org.br
  • Letra E.

    A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

    O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.

    A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.

    A pegada ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida.

    Bons estudos!

  •  

    AUMENTA PEGADA ECOLÓGICA NO BRASIL, DIZ WWF
    Brasília - Relatório feito pela Rede WWF mostra que a pegada ecológica do Brasil, um índice que reflete a pressão sobre recursos naturais, aumentou entre 2010 e 2012. O índice atual é de 2,93, ante os 2,91 apresentados na edição anterior. "O País tem de fazer um esforço para diminuir o indicador", afirmou a secretária-geral da WWF no Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.

    A pecuária e a agricultura são os fatores que mais contribuíram para a pressão exercida sobre recursos naturais no País. A pecuária apresentou um índice de 0,95 - bem maior do que a média mundial, de 0,21 e da Argentina, 0,62. "Essa pressão excessiva é resultado, principalmente, da baixa produtividade. Em alguns pontos, há menos de um boi por hectare", afirmou Carlos Rith, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas. Já a pressão da atividade agrícola no País foi de 0,8 - bem acima da taxa mundial, que é de 0,59.O relatório mostra que o aumento da demanda por recursos ocorre no mundo todo. Países de alta renda têm uma pegada ecológica em média três vezes maior do que a de renda média e cinco vezes maior do que a de países de baixa renda. "Hoje, o mundo consome o equivalente a 50% a mais do que a sua capacidade", afirma Maria Cecília.


    Pelos cálculos da WWF, o planeta leva um ano e meio para renovar recursos consumidos e absorver o CO2 produzido durante um ano. As pressões se refletem no ecossistema, completa o trabalho. Rastreamento feito em 9 mil populações de mais de 2.600 espécies aponta uma redução de 30% da biodiversidade desde a década de 70. Nos trópicos, o impacto é ainda maior: 60% em menos de 40 anos.

    "O relatório reflete a urgência das discussões sobre o tema. E deixa clara a relevância da Rio+20, disse o líder da iniciativa Amazônia Viva, Cláudio Maeth. Ele avalia que o País daria um exemplo de credibilidade se o texto do novo Código Florestal aprovado no Congresso fosse integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff. "O texto está confuso. A simples retirada de alguns trechos não resolve", completa Maria Cecília.

    Na lista da WWF, Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Dinamarca e Estados Unidos estão entre países com maior pegada ecológica por pessoa.
    FONTE: 
    http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/aumenta-pegada-ecologica-do-brasil-diz-wwf-15052012-38.shl

  • A Pegada Ecológica calcula a pressão do ser humano sobre o planeta.

    Medindo a rapidez com que consumimos recursos naturais e produzimos resíduos.

    Compara a capacidade do planeta em absorver esses resíduos e gerar

    novos recursos denominada Biocapacidade.



    http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/pegada-ecologica-205606/
  • Assertiva correta:e)
    A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.
    O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.
    A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.
    A pegada ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida.
    Componentes da Pegada Ecológica
    Para calcular a Pegada ecológica é necessário somar todas os componentes que podem causar impactos ambientais, tais como:
    área de energia fóssil (representa a área que deveríamos reservar para a absorção do CO2 que é libertado em excesso )
    terra arável (representa a área de terreno agrícola necessária para suprir as necessidades alimentícias da população)
    pastagens (representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis")
    floresta (representa a área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos)
    área urbanizada (representa a área necessária para a construção de edifícios)
    Deus abençoe a todos...
    Shalom
  • Através da agroecologia, busca-se a utilização de técnicas e formas de cultivo que sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente. A ideia é que a atividade econômica agrária seja viável e, ao mesmo tempo, sustentável. Dessa forma, a agroecologia não se relaciona com o método apresentado no enunciado. A alternativa (A) está incorreta.

    Biorremediação constitui em uma técnica por meio da qual processos biodegradáveis são aplicados no tratamento de resíduos com o objetivo de recuperar ambientes que sofreram impactos negativos, como solo e água. A alternativa (B) está incorreta. 
    O termo controle biológico se relaciona com o controle populacional de espécies. Geralmente, há controle biológico para tentar diminuir a incidência de pragas. O controle biológico é feito com o uso de outra espécie ou através de substância produzida por outra espécie. A alternativa (C) está incorreta. 
    Manejo ambiental são ações que visam a minimizar os efeitos nocivos de atividades e execução de projetos para o meio ambiente. Nesse contexto, as atividades podem ser desde a construção de uma hidrelétrica até o funcionamento de uma empresa. A alternativa (D) está incorreta. 
    Pegada ecológica é a tradução da expressão em inglês footprint, cujo objetivo é medir as necessidades humanas comparativamente à quantidade de recursos naturais existentes na Terra. O termo significa, basicamente, um método de contabilidade ambiental, que se propõe a medir a pressão feita pelo consumo humano sobre os recursos naturais. A unidade de medida utilizada é o hectare global (gha). A alternativa (E) está correta.