SóProvas


ID
711490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, a crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação. A participação da indústria no PIB caiu de 35,8% em 1984 para 15,3% em 2011.
BELLUZZO, L; ALMEIDA, J. Como recuperar o vigor. Revista CartaCapital, São Paulo: Con? ança, ano XVII, n. 687, mar. 2012, p.38.

A redução da participação industrial descrita assemelha- -se àquela do país que mais se desindustrializou com a globalização atual.

Qual é esse país?

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Demétrio Magnoli: 'desindustrialização dos EUA é irreversível'.

    http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/demetrio-magnoli-desindustrializacao-dos-eua-e-irreversivel/1896330/

    Bons estudos!
  • Christina Romer, da Universidade Califórnia em Berkeley, e ex-principal assessora econômica de Obama, escreveu um artigo no New York Times em fevereiro, no qual criticou a ênfase nas manufaturas.

    "Os consumidores americanos dão tanto valor a serviços de saúde e corte de cabelo quanto a máquinas de lavar e secadores de cabelo", observou.

    Segundo a economista, a indústria hoje nos Estados Unidos não é nem uma grande geradora de empregos nem um fator importante de redução da desigualdade de renda, já que a mão de obra menos qualificada é parte cada vez menor no setor de manufaturas.

    Dias depois, também no New York Times, outra economista de prestígio, Laura Tyson, também de Berkeley, e ex-principal assessora econômica do ex-presidente Bill Clinton, respondeu a Christina. Laura enfatizou que os empregos industriais têm alta qualidade, e que a sua queda contribuiu para o crescimento da desigualdade americana na década passada. Além disso, Laura considera a manufatura importante pelo seu papel no comércio exterior e na inovação.

  • Asertiva correta:d)
    A "desindustrialização" dos EUA é impossivel.Sabemos que apenas existe uma perda na participação da industria no PIB americano.Isso se deve ao fato deles terem atravessado uma profunda crise economica desde 2008.
    Deus abençoe a todos...
    Shalom
  • A crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação.
    A participação da indústria no PIB caiu de 35,8% em 1984 para 15,3% em 2011. O leitor poderá comparar o índice brasileiro com dados de 2010 da ONU para países como China (43,1%), Coreia (30,4%) ou mesmo Alemanha (20,8%).
    O padrão brasileiro é mais comparável ao país que mais se desindustrializou durante a chamada globalização, os EUA: 13,4%. Essa queda seria natural se decorresse dos ganhos de produtividade obtidos ou difundidos pelo crescimento da indústria, como ocorreu em países de industrialização madura. Mas não foi isso o que se observou no Brasil.





    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-futuro-da-industria-brasileira-neste-caso-serra-tem-razao.html
  • A desindustrialização é um processo que vem ocorrendo nos Estados Unidos há alguns anos, embora as razões que explicam esse processo sejam diferentes do que ocorreu no Brasil a partir da década de 1990. A industrialização brasileira pautou-se em um processo que ficou conhecido como substituição de importações, o qual começou na era Vargas, entre as décadas de 1930 e 1940. A princípio, investiu-se em uma indústria de bens não duráveis, como alimentos e têxtil. No segundo momento, priorizou-se a produção de bens de produção, que teve como marco a criação da CSN, e de bens duráveis, como automóveis. No terceiro momento, continuou-se a estimular a produção dos bens que já eram produzidos no país e acrescentaram-se investimentos no setor de energia. Isso teve início no governo Geisel, na década de 1970. Por fim, o último suspiro do processo de industrialização por substituição de importações ocorreu no governo Sarney, quando se investiu na área de informática. Vale lembrar, contudo, que, na década de 1980, o Brasil já passava por dificuldades financeiras graves, não havendo espaço para investimentos expressivos como havia ocorrido nas décadas anteriores. A consequência disso foi o processo de desindustrialização abordado no enunciado. Já nos Estados Unidos o processo de desindustrialização tem explicações diferentes. Um dos motivos mais significativos da desindustrialização americana é a transferência do setor produtivo para países onde os custos são menores. Nesse sentido, muitas empresas americanas produzem, nos dias atuais, em países asiáticos e até no México. Os custos menores com mão de obra e impostos compensam a migração do setor produtivos das indústrias. O caso mais emblemático de desindustrialização nos Estados Unidos é a cidade de Detroit, que já foi o maior centro produtor de automóveis do país e, atualmente, está falida, sendo praticamente uma cidade fantasma. 

     A alternativa correta é a letra (D).