SóProvas


ID
712207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Políticas ambientais internacionais têm estabelecido direcionamentos para a internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza, sob a gestão de instituição supranacional mantida com provisão de fundos oriundos de organismos internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Até onde eu sei, não existe a tal instituição supranacional

  • ERRADO. Criam-se fundos internacionais, mas somente para auxílio de países que detêm grande biodiversidade, e não para sua gestão internacional. 

  • "internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza, sob a gestão de instituição supranacional" -(ERRADO) - O Brasil nunca aceitaria participar de uma instituição dessa porque nossa biodiversidade é um dos recursos materiais mais valiosos do nosso território e a manutenção dessas áreas sob nossa administração é uma questão de segurança nacional.

  • Seguramente existem políticas ambientais internacionais sob gestão de instituição supranacional, mantida com provisão de fundos oriundos de organismos internacionais. Santuário das Baleias não conta?

    "A Comissão Internacional Baleeira (CIB ou IWC) é um organismo internacional, formada por mais de 80 países, que atualmente tem como foco de atuação a conservação de baleias e a gestão da sua caça. Foi criada no âmbito da Convenção Internacional para a Regulação da Atividade Baleeira em 1946 como o seu órgão decisório.

    Para evitar a extinção das baleias, foi estabelecido uma “moratória” sobre a caça comercial que entrou em vigor a partir de 1985. Porém, com drástica redução das populações de baleias, outras atividades humanas passaram a ameaçar as baleias e outros cetáceos, como a captura incidental em artes de pesca, poluição sonora, colisões com navios, detritos marinhos, emalhes de animais e alterações climáticas".

     

    QUESTÃO ANULÁVEL - ou passível de alteração do gabarito!

    Retirado de: http://santuariodebaleias.mma.gov.br/pt/o-que-e/
     

  • Tb acho que há casos em que ocorre justamente como afirma a questão. Exemplo disso foi agora na Cop 23 em Bonn na  Alemanha em que a própria Alemanha junto com o Reino Unido doaram à Amazônia cerca de 370 milhões de reais (ou 100 milhões de euros) para projetos de preservação ambiental, gabarito poderia ser "certo"

     

  • A dificuldade nessa questão está na parte " têm estabelecido direcionamentos " o que não significa que isso esteja acontecendo ou que já há instituições criadas para esse fim. Seria como uma tendência ou um pensamento em formação. Várias autoridades internacionais já declararam algo do tipo, como por exemplo, Al Gore, que em 1989 disse "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".

    Portanto, nesse pensamento a questão poderia estar correta

  • Olha o nível da questão meu! 

  • ERRADO.


    É impossível falar em qualquer tipo de política ambiental que sinalize para a “internacionalização de áreas de grande biodiversidade”. Ao contrário, a atuação histórica do Estado brasileiro sempre foi contrária a tal possibilidade, sobretudo no que diz respeito a presença de interesses estrangeiros na floresta amazônica, e hoje, mais do que nunca, tal internacionalização não é cogitada em nenhuma instância do debate internacional.

  • ERRADO

    "Políticas ambientais internacionais têm estabelecido direcionamentos para a internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza[...]": - As politicas internacionais tem se preocupado com a preservação das áreas de grande biodiversidade, de fato, mas, ainda que houvesse discussão acerca do financiamento das "reservas de biosfera" ser feita pelo "norte", sobretudo Europa, essa ideia não foi aceita principalmente por Brasil, China e Índia (seria "tolher seus destinos de potência").

  • A palavra internacionalização é muito forte e seu significado fere o princípio da soberania que inclusive a constituição brasileira adota. Nesse princípio está assentada toda a teoria das organizações multilaterais e também das relações internacionais hoje em dia. Para que isso acontecesse, haveria que existir uma construção teórica muito consistente que suplantasse esse princípio. E isso mudaria toda a ordem mundial. Não se pode dizer que é impossível, dados os exemplos de indivíduos que defendem esse ideário, mas isso teria que ser desenvolvido teoricamente, e adotado como parâmetro substituto de toda a ordem que existe atualmente, o que ainda não aconteceu, e que também teria resistência de muitos países, antes de se efetivar. O que ocorre é que se isso se tornar realidade para um país, todos os outros também ficam ameaçados de sofrer o mesmo tipo de ingerência. Isso seria perigoso para todo e qualquer país que preza sua soberania. Mesmo que um país individualmente, como é o caso do Brasil abrisse mão voluntariamente de sua soberania sobre esses territórios. isso seria um precedente indesejável na atual ordem mundial.

  • A palavra internacionalização é muito forte e seu significado fere o princípio da autodeterminação dos povos que na nossa constituição é o princípio da soberania. Nesse princípio está assentada toda a teoria das organizações multilaterais e também das relações internacionais hoje em dia. Para que isso acontecesse, haveria que existir uma construção teórica muito consistente que suplantasse esse princípio. E isso mudaria toda a ordem mundial. Não se pode dizer que é impossível, dados os exemplos de indivíduos que defendem esse ideário, mas isso teria que ser desenvolvido teoricamente, e adotado como parâmetro substituto de toda a ordem que existe atualmente, o que ainda não aconteceu, e que também teria resistência de muitos países, antes de se efetivar. O que ocorre é que se isso se tornar realidade para um país, todos os outros também ficam ameaçados de sofrer o mesmo tipo de ingerência. Isso seria perigoso para todo e qualquer país que preza sua soberania. Mesmo que um país individualmente, como é o caso do Brasil abrisse mão voluntariamente de sua soberania sobre esses territórios. isso seria um precedente indesejável na atual ordem mundial.