SóProvas


ID
712210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos



A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O modelo de gestão característico da política brasileira de recursos hídricos elegeu a bacia hidrográfica como unidade espacial de planejamento, visando à resolução de conflitos entre usuários, à solução de problemas de poluição das águas e à restrição, de modo a conservar a cobertura vegetal, do desmatamento de áreas de mananciais.

Alternativas
Comentários
  •  CERTA. As bacias hidrográficas são áreas da superfície terrestre que alimentam redes de rios, delimitadas por altos pontos de relevo, que são chamados de divisores de água. A entrada de água nessas bacias ocorre através de chuvas e afloramento de águas subterrâneas, enquanto a saída acontece por evaporação, transpiração das plantas e animais e pelo escoamento das águas superficiais e subterrâneas. 

    O cuidado com estas bacias é de grande importância para a preservação das águas, por isso, em 1997, foi promulgada a Lei 9433, chamada Lei das Águas, que dá ao Brasil uma nova Política Nacional de Recursos Hídricos e organiza o sistema de gestão por bacias hidrográficas.

    Esse modelo de gestão por bacias tem como objetivo identificar e reduzir o lançamento de poluentes nas águas de rios e lagos, além de possibilitar a implantação de empreendimentos e maximização dos resultados de investimentos, trazendo um ganho socioambiental e de saúde pública para a população. Com isso, as bacias tornam-se base da gestão de uso sustentável das águas, e é possível planejar melhor políticas e ações que garantem variados usos, além da conservação e recuperação das águas.

    A Lei também previu a formação de comitês de bacias, compostos por diferentes setores - governo, sociedade civil e usuários de água – para decidir sobre os usos da água. Através de reuniões, os participantes estudam as situações de momento nas bacias e buscam corrigir os maus usos, evitando, quando necessário, os abusos de alguns. O desafio do comitê é atender a todos os diversos usos sem prejudicar a disponibilidade de água para as próximas gerações.

    http://educando.sanepar.com.br/ensino_medio/gest%C3%A3o-por-bacias-hidrogr%C3%A1ficas

  • O próprio Artigo 1º, inciso V, da Lei 9.433 (Lei das Águas), dispõe que a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

    Esse modelo de gestão focado nas bacias hidrográficas tem o objetivo de identificar e reduzir o lançamento de poluentes nas águas de rios e lagos, tornando as bacias base da gestão de uso sustentável das águas.

    Resposta: Certo

  • Estranho, acho que a divisão por bacia hidrográfica traz mais conflitos visto que vários municípios podem pertencer a uma mesma bacia, o que impõe diferentes interesses relacionados ao uso da água.