SóProvas


ID
712216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento socioeconômico brasileiro e às questões a ele relacionadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA ( c )

  • Em relação a alternativa A, devemos lembrar que, apesar de avanços, ainda existem inúmeros problemas de falta de saneamento nas grandes cidades, em áreas periféricas principalmente, e também em cidades menores. Além disso, no Brasil, temos bom alcance de vacinação, mas ainda temos grandes campanhas e incentivos (como o Bolsa Família) para aumentar a imunização da população. Não podemos, portanto, afirmar que os problemas de saúde das cidades mudaram e se restringem apenas a problemas casuados pela má qualidade do ambiente. Os problemas antigos ainda persistem.

     

  • Gabarito: C

     

    "a) As pessoas ficam doentes não só pelo meio ambiente urbano.

     

    b) Há um investimento privado maior em algumas regiões do País, mas há a lógica das deseconomias de aglomeração, na saída do modelo Fordista para o pós-fordista. Lembrar que há setores da execução indo para o Nordeste, que é a ideia do pós-fordismo dentro do território nacional.

     

    c) O analfabetismo infantil, no Brasil, é praticamente nulo. Isso significa que as pessoas analfabetas tendem a ser idosas.

     

    d) É determinismo geográfico, e essa tese não pode ser adotada, pois o fato de haver á reas pobres em recursos naturais não justifica a pobreza.

     

    e) Lembrar sobre o fluxo de nordestinos que saiu do Sudeste para voltar para o Nordeste e que não voltaram para o campo."

     

    Fonte: Bandeira - Grancursos

  • Quanto à alternativa B:

    As desigualdades espaciais no território nacional ainda são evidentes, e seu contínuo aumento se deve à concentração crescente da atividade industrial no centro-sul do país.

    Comentários:

    As desigualdades espaciais no território nacional ainda são evidentes, porém tem diminuído. Entre as causas da sua diminuição está uma lenta desconcentração da atividade industrial, ainda bastante concentrada no Sudeste, mas que se espalha pelas demais regiões brasileiras.