SóProvas


ID
712231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil, que sempre se caracterizou pela existência, em uma região ou em outra, de fronteira de povoamento, viu, com o processo de industrialização do campo, o aparecimento de fronteiras de modernização nas quais se verificaram profundas transformações socioespaciais. Ambos os tipos de fronteira suscitam novos centros de comercialização e beneficiamento de produção agrícola, de distribuição varejista e prestação de serviços ou, em muitos casos, de centros que já nascem como reservatórios de uma força de trabalho temporária.

R. L. Corrêa. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2006, p. 323 (com adaptações).

Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos à formação histórica do território brasileiro.

A formação histórica do território brasileiro iniciou-se com a assinatura do Tratado de Madri, que determinou, por meio da criação de uma linha imaginária, o primeiro limite territorial da colônia portuguesa nas Américas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A assertiva descreve o Tratado de Tordesilhas, não o de Madri. 

  • Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. O objetivo do tratado era substituir o Tratado Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores. As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Madrid_(1750)

  • Meu Deus, tive que resgatar o que aprendi lá no ensino médio kkk

  • O tratado correto é o Tratado de Tordesilhas. Gabarito: E
  • Antes do Tratado de Madri, alguns outros tratados foram assinados sobre a posse das terras do novo mundo. Desses tratados o mais importante é sem dúvidas o Tratado de Tordesilhas, que dividia a posse das terra "descobertas e a descobrir"  entre espanhois e portugueses através de uma linha imaginária a 370 léguas a oeste de Cabo Verde.

  • ERRADO 

     

     

    Formação histórica do território brasileiro

     

     

    O Tratado de Tordesilhas (1494) definiu as áreas de domínio do mundo extraeuropeu.

     

     

    O Tratado de Lisboa (1681) tratou da devolução da Colônia do Sacramento, ocupada pelos espanhóis no ano de sua fundação. O apoio da Inglaterra foi decisivo para Portugal conseguir essa vitória diplomática. A saída das forças espanholas só se dá efetivamente em 1683.

     

     

    O primeiro Tratado de Utrecht entre Portugal e França (1713) estabeleceu as fronteiras portuguesas do norte do Brasil: o rio Oiapoque foi reconhecido como limite natural entre a Guiana e a Capitania do Cabo do Norte.

     

     

    O segundo Tratado de Utrecht entre Portugal e Espanha (1715) tratou da segunda devolução da Colônia de Sacramento a Portugal.

     

     

    O Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata. Nesse Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez.

     

     

    O Tratado de Santo Ildefonso (1777) confirmou o Tratado de Madri e devolveu a Portugal a ilha de Santa Catarina, ficando com a Espanha a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos.

     

     

    O Tratado de Badajós entre Portugal e Espanha (1801) incorporou definitivamente os Sete Povos das Missões ao Brasil.

     

     

    O Tratado de Petrópolis (1903), negociado pelo Barão do Rio Branco com a Bolívia, incorporou ao Brasil, como território, a região do Acre.

     

     

    FONTE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/construcao-do-territorio/territorio-legalizado-os-tratados.html

     

  • A formação histórica do território brasileiro iniciou-se com a assinatura do TORDESILHAS, que determinou, por meio da criação de uma linha imaginária, o primeiro limite territorial da colônia portuguesa nas Américas.

    O Tratado de Madri citado no item é de 1750, muito posterior ao descobrimento do Brasil, e relaciona-se com o período posterior à União Ibérica, quando Portugal e Espanha estavam sob o mesmo governo.

    Resposta: Errado

  • A formação histórica do território brasileiro iniciou-se com a assinatura do Tratado Bula Papal Intercoetera, em 1492, o qual dividia as novas terras entre espanhóis e portugueses por meio de uma linha imaginária a 100 léguas a oeste e leste de Cabo Verde. Em 1943, então, o Tratado de Tordesilhas foi assinado, prolongando esta divisão para 370 léguas a leste e oeste de Cabo Verde.

  • Gabarito: Errado

    A formação histórica do território brasileiro iniciou-se com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, entre Portugal e Espanha. O Tratado de Madri só ocorreu em 1750, para definir os limites entre as colônias sul-americanas, firmado pelos reis João V de Portugal e Fernando VI da Espanha, justamente para substituir o Tratado de Tordesilhas.

    O Tratado de Tordesilhas foi o primeiro limite territorial da colônia portuguesa nas Américas. Diga-se de passagem, por este tratado, a área do Brasil, correspondia a cerca de 30% do atual território.

    Portanto, item ERRADO.

  • A formação histórica do território brasileiro iniciou-se com a assinatura do TORDESILHAS, que determinou, por meio da criação de uma linha imaginária, o primeiro limite territorial da colônia portuguesa nas Américas.

    O Tratado de Madri citado no item é de 1750, muito posterior ao descobrimento do Brasil, e relaciona-se com o período posterior à União Ibérica, quando Portugal e Espanha estavam sob o mesmo governo.

    Resposta: Errado

  • Tratado de Tordesilhas.

  • O Tratado de Madrid foi firmado em 1750, antes disso vieram muitos outros como a Bula Papal Intercoetera (1493), o Tratado de Tordesilhas (1494), o Tratado de Lisboa (1681) e os de Utrecht (1713-1715).

  • Tratado de Tordesilhas (1494)

  • Tordesilhas.

  • Questão errada:

    Tratado de Madrid foi um tratado firmado na  entre os reis  e , em  de , para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. O objetivo do  era substituir o , que já não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na  e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores. As negociações basearam-se no chamado , privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do  (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.

    Fonte: wikipédia

  • A primeira linha imaginária foi do Tratado de Tordesilhas...

  • A formação histórica do território brasileiro iniciou-se com a assinatura do TORDESILHAS, que determinou, por meio da criação de uma linha imaginária, o primeiro limite territorial da colônia portuguesa nas Américas.

    O Tratado de Madri citado no item é de 1750, muito posterior ao descobrimento do Brasil, e relaciona-se com o período posterior à União Ibérica, quando Portugal e Espanha estavam sob o mesmo governo.

    Resposta: Errado

  • O primeiro foi o tratado de tordesilhas