SóProvas


ID
712366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da Revolução Industrial na Europa e de fatos a ela relacionados, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A disseminação da economia industrial na Europa Continental foi facilitada pelos grandes fluxos de investimentos internacionais que surgiram dos excedentes de capitais, com o objetivo de boas oportunidades de negócios, o que permitiu a injeção de capitais no sistema financeiro europeu e de tecnologias no processo de industrialização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Essas condições possibilitou a expansão da Revolução Industrial para o continente e impulsinou o avanço tecnológico que caracterizaria a 2º Revolução Industrial.

    Para aprofundar sugiro essas 10 questões discursivas com gabarito comentado após cada questão.

    http://araoalves.blogspot.com.br/2013/05/revolucao-industrial-questoes.html


    Bons estudos!
  • CERTO

    A expansão da economia Industrial na Europa foi impulsionada em muito pelo fluxo de investimentos provenientes dos excedentes de capital. Um exemplo claro destes investimentos foi o realizado em Infraestrutura (transportes, comunicação, etc.) em terras estrangeira, como aponta Demétrio Magnoli no livro Relações Internacionais – Teoria e História:

    “A dinâmica do capitalismo industrial foi impulsionada pela produção de mercadorias. No século XIX, especialmente, a Revolução Industrial alastrou-se da Inglaterra para a Europa continental. As forças produtivas na Europa projetaram sua influência sobre o espaço mundial gerando uma nova divisão internacional do trabalho. [...] No capitalismo industrial, os investimentos no exterior tornaram-se elemento estruturante da divisão internacional do trabalho. O pano de fundo desse novo estágio foi o desenvolvimento dos transportes terrestres, com as ferrovias, oceânicos, com os navios a vapor, e das comunicações, com o telégrafo. A onda de investimentos no exterior foi liderada pela Grã-Bretanha – seguida longinquamente pela França, Alemanha, Holanda e pelos Estados Unidos – e semeou portos, ferrovias, usinas elétricas, sistemas de iluminação pública [...]. O investimento no exterior precedia e preparava o caminho para a exportação de mercadorias industriais. A renda proporcionada pelos investimentos era, frequentemente, reaplicada no exterior.”

    MAGNOLI, Demétrio. Relações internacionais: teoria e história. São Paulo: Saraiva. 2004, p. 54.

  • Gostaria que a professora Eulália do Qconcursos comentasse essa questão.