SóProvas


ID
712372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da Revolução Industrial na Europa e de fatos a ela relacionados, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A economia industrial no continente europeu foi dinamizada, entre outros importantes fatores, pela inexistência, até a década de 60 do século XIX, de políticas protecionistas de comércio exterior.

Alternativas
Comentários
  • As políticas protecionistas se tornaram mais frequentes e articuladas no período posterior à década de 30. 
  • Será apenas com o fim das Corn Laws, em 1846, que o livre-comércio será disseminado.

  • ERRADA

    Havia as Corn Laws, na Inglaterra, que proibiam a importação de alimentos vindo de fora.

     

    ''O conflito entre o protecionismo e o livre-cambismo, duas correntes opostas da política econômica moderna, teve o seu início a partir do século XVIII, atingindo o seu ponto máximo no século seguinte, o XIX. Na Inglaterra, o grande debate deu-se ao redor das chamadas Corn Laws que visavam a proteção dos plantadores de grãos, proibindo terminantemente a compra de alimentos vindos de fora. Em 1815, um paredão protecionista foi erguido pelo Parlamento de Londres para evitar a importação de grãos do continente europeu. Afastado o perigo do imperador corso, normalizadas as relações entre as nações, a nobility e a gentry, os mandões das ilhas britânicas, não queriam saber da concorrência do trigo ou do milho barato vindo da França, da Rússia, ou mesmo da Itália.''

     

    Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2008/11/25/000.htm

  • Entre 1815 e 1913, o mundo ocidental é um oceano de protecionismo rodeando alguns ilhotes liberais. Ainda perpetuava as teses difusas do mercantilismo em boa parte da Europa, o que começará a ser desestruturado após as Corn Laws (década de 1840).

    ERRADO