SóProvas


ID
712447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando as negociações sobre armamentos estratégicos, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A década de 80 do século XX, marcada pela dedicação das superpotências ao manejo dos conflitos existentes na periferia do sistema internacional, iniciou-se, diferentemente da anterior, sob o signo da estabilidade, resultante da superação da corrida armamentista e da eliminação dos riscos da disseminação nuclear.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A primeira metade da década de 1980 é marcada pela retomada das hostilidades  (2ª Guerra Fria)

    -> Invasão soviética ao Afeganistão, Embargo econômico, boicote a Moscow, Invasão de Granada pelos EUA, Projeto Guerra nas Estrelas.
  • ERRADA

    • Détente (1969-1972) - O período da distensão, "Détente", seguiu-se à Crise dos Mísseis, por ela quase ter levado as duas superpotências a um embate nuclear. Os EUA e a URSS decidiram, então, realizar acordos para evitar uma catástrofe mundial. Nesta época, vários tratados foram assinados entre os dois lados.

    • "Segunda" Guerra Fria (1979-1985) - Após o ano de 1979, seguiu-se uma nova fase nas relações amistosas entre os EUA e a URSS, que ampliaram as relações entre as duas superpotências. O período que vai de 1979 a 1985, 1987 ou 1988 (dependendo da classificação), ficou conhecido como "II Guerra Fria", devido à retomada das hostilidades indiretas entre Estados Unidos e URSS, após o período da "distensão". 

    Fonte:

  • A década de 1980 inaugurou a "Segunda Guerra Fria". O governo Reagan retomou intervenções e propôs um Estado mínimo para direitos sociais e Estado máximo para a guerra - era o chamado Warfare State. Por isso, não se pode falar em superação da corrida armamentista, nem de estabilidade.