-
Demanda inelástica favorece o cartel.
-
INCORRETO.
TERIA QUE SER MAIS INELÁSTICA A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA. OU SEJA, O EFEITO SOBRE A QUANTIDADE DE UM CERTO PRODUTO É É PROPORCIONALMENTE MENOR DO QUE A VARIAÇÃO OCORRIDA NO PREÇO.
-
Demandas INELÁSTICAS, pois, assim, os consumidores continuarão comprando o produto apesar do aumento de preços.
-
Acho que a parte do "A cartelização é facilitada quando as firmas que o compõem são do mesmo tamanho" também está errada, não?
-
Complementando apenas, se as empresas são do mesmo tamanho, fica mais difícil alguma isoladamente levar vantagem em caso de competição, o que torna mais fácil a cartelização.
-
Sou novo na área de economia. Portanto, gostaria de saber se meu raciocínio está certo galera:
Se
a demanda é elástica, os compradores têm dificuldade de abandonar
os produtos em função de uma alta de preços. Sendo assim, uma
empresa que mantém seu lucro baseado nesta elasticidade não
tenderá, teoricamente, a aderir a uma “política” de
cartelização.
-
Flávio, se a demanda é elástica os compradores terão FACILIDADE em abandonar o produto face uma alta do preço, ou seja, aumenta o preço do produto elástico, o consumidor deixa de compra-lo ou substitui o mesmo. Já quando um produto tem demanda inelástica, significa dizer que a demanda por esse produto reagirá pouco face a uma variação no preço em virtude do produto ser provavelmente essencial ao consumidor. Por isso a demanda inelástica facilita a cartelização do mercado, pois os produtores se reunirão, estabelecerão um preço, logicamente acima do equilíbrio do mercado, e os consumidores continuarão demandando esse produto. Ex: remédios, combustível.
-
Uma dúvida:
A demanda ELÁSTICA não favoreceria o cartel, pois dessa forma uma pequena variação no preço moveria os consumidores para o produto com valor menor, então, dessa forma, não seria o caso das empresas ajustarem os preços iguais para comercialização de seus produtos, já que nesse mercado oligopolista as empresas são dependentes umas das outras.
Ou o cartel se da apenas em produtos com demanda inelástica ?
-
Se as demandas são elasticas os consumidores irão abrir mão facilmente do consumo dos produtos a qualquer variação do preço para cima, ou irão passar a consumir mais caso os preços variem para baixo. Esse tipo de conduta não auxilia a formação de cartel porque os consumidores irão perceber o aumento e trocar o produto ou deixar de consumir. No entanto se o comportamento for inelástico ou pouco elástico os consumidores irão ter dificuldade para abrir mão dos produtos mesmo com o aumento de preço e até mesmo irão consumir independente do preço.
É o caso da matriz energética mundial, mesmo que os preços dos combustiveis subam a população não consegue deixar de consumir. Existe a necessidade de transportar os alimentos, os produtos e as pessoas.
-
ERRADO. De certa forma, a cartelização permite às empresas a atuação “monopolista”. O poder de monopólio, por sua vez, é tanto maior quanto mais inelástica for a demanda. Sendo assim, a demanda elástica quebra o poder de atuação em cartel das empresas.
Como exemplo nesse cenário cartel/demanda elástica, o aumento de preços de um cartel faria com que os consumidores demandassem outros produtos substitutos.
Por fim, o cartel não precisa necessariamente ser composto por empresas de mesmo porte.