SóProvas


ID
712510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base na análise das estruturas de mercado, crucial para o entendimento da formação dos preços nos diferentes setores da economia, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Nos mercados competitivos, a maximização dos lucros no curto prazo, que exige que o preço seja superior ao custo médio de produção, impede uma firma de operar com perdas.

Alternativas
Comentários
  • Um pouco de logica,
    Temos uma firma que possui (hipoteticamente) 2 custos: 
    aluguel (custo fixo)
    plastico (custo variavel)
    custo fixo + usto variavel = custo total
    Podemos entender que a empresa pode operar com o aluguel atrasado, certo? (pode operar com o preco< custo total medio) Mas a empresa nao consegue produzir sem a materia prima (plastico)!

    Ou seja,
    No curto prazo a empresa competitiva pode operar com o preco igual ou superior ao custo variavel medio ( e nao custo medio). E nesta situacao a firma ira operar com perdas. Questao incorreta.

    Observacao:

    P = CVMe : ponto de fechamento da empresa - pode operar no curto prazo, com perdas. 
    P < CVMe : impede o funcionamento da firma, mesmo no curto prazo.
  • ERRADO.

    TEORIA DA FIRMA, A MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO É QUANDO A FIRMA ESCOLHE O NÍVEL DE PRODUÇÃO EM QUE A RECEITA MARGINAL É IGUAL AO CUSTO MARGINAL

    RMG=CMG

    AO ESCOLHER A SITUAÇÃO DE MAXIMIZAÇÃO, SE PREÇO MAIOR QUE CUSTO TOTAL MÉDIO, VALE A PENA PRODUZIR.

    P > CTME - > PRODUÇÃO.

    O FATO DE O LUCRO FOR MÁXIMO NÃO SIGNIFICA QUE ELE É POSITIVO, O EFEITO PODE SER A MINIMIZAÇÃO DE PREJUÍZOS
  • Se a empresa atua num mercado competitivo, ela terá de aceitar o preço deste mercado como um dado. O objetivo inicial de uma empresa é que não incorra prejuízo. Para isso deverá produzir e vender uma quantidade que, no  mínimo, garanta que sua Receita Total seja igual ao Custo Total, denominado de break-even point (ponto em que as receitas e custos se igualam). 

    Para que haja o break-eve point o preço de mercado deve ser maior que o Custo Variável Médio, ou seja, Margem de Contribuição Unitária positiva.

    A Margem de Contribuição Unitária corresponde à diferença entre Preço e Custo Variável Médio e conceitualmente representa o quantum monetário obtido na venda de cada unidade de produto que a empresa poderá utilizar para amortizar os Custos Fixos e auferir lucros.

    O erro da questão está em afirmar que o preço deve ser superior ao custo médio de produção, quando o correto seria superior ao Custo Variável Médio.

    Custo Variável Médio = Custo Variável dividido pelas respectivas quantidades produzidas.

    Custo Médio pode ser obtido de duas formas:

    1. divisão do Custo Total pelas quantidades produzidas

    2. soma do Custo Fixo Médio com Custo Variável Médio

  • A maximização dos lucros no curto prazo exige de o Preço seja igual ao Custo Marginal.

  • Concorrência perfeita

    Maximização do lucro no curto prazo: preço = custo marginal = receita marginal

    Permanência da empresa no longo prazo: preço > custo total médio, a empresa permanece no mercado; preço = custo total médio (é o mínimo exigido para manter a produção), a empresa permanece no mercado; preço < custo total médio, a empresa deixa o mercado, embora atue com perdas no curto prazo.

    Gabarito: errado.

  • 1º erro: a otimização de curto prazo se dá com P = Cmg > Cvme;

    2º erro: a empresa concorrente perfeita pode operar no curto prazo com lucro econômico nulo sim, pois LE = lucro contábil + custo de oportunidade. É possível haver lucro contábil com prejuízo econômico, basta os custos de oportunidade serem maiores que o lucro contábil.

    GABARITO: falso

    Bons estudos!