-
Resumidamente:
discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita): consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva).
discriminação de preços de 2° grau: consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do volume de bens adquiridos. Ex: leve 3 pague 2.
discriminação de preços de 3° grau: consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores. Ex: idosos, estudantes, etc.
Essa questao e um exemplo de discriminacao de primeiro grau.
-
Esta questão eu marcaria errado e entraria com recurso. Ela está certa em dizer que as companhias aéreas praticam discriminação de preço, mas elas atuam neste caso como um oligopólio, já que no caso de monopólio é necessário que exista apenas um único produtor.
-
CORRETO
VEJA A JUSTIFICATIVA DA BANCA
Questão: 62 Item: 4 Parecer: ALTERAR DE E PARA C Justificativa: O item trata de um exemplo clássico de discriminação de preços com base nas elasticidades da demanda, praticada pelos monopolistas. Portanto, opta-se pela alteração do gabarito desse item.
-
Companhias aéreas atuam COMO monpólio
É DIFERENTE DE
Companhias aéreas SÃO monpólio
Monopólios praticam discriminação de preço, ao menos podem...
-
1. Acho complicado a banca falar em discriminação de preços do monopólio e dar o exemplo das companhias aéreas.
Isso porque para ocorrer essa discriminação ela precisa ser de 1º, 2º ou 3º. A dúvida paira na de 1º grau.
A observação dessa discriminação é basicamente empírica, ocorrendo a captura de todo o excedente do consumidor. É caso inclusive de eficiência de Pareto do mercado.
2. Engraçada essa justificativa do Cespe. Se fosse tão clara essa resposta, tratando-se de um exemplo clássico como dito, o gabarito preliminar não seria Errado.
3. A prova era para Diplomata, valendo um conhecimento mais generalizado. Se fosse para economista acredito que o gabarito seria outro.
-
Gabarito: Certo.
Referência: REZENDE, B.; VERSIANI, F. R., Estruturas de Mercado. In: Apostila de Introdução à Economia: Módulo I. IEMONIT. 2. Monopólio. Pág. 159.
“O fato de que diferentes segmentos da demanda mostrem elasticidades-preço diferentes explica uma estratégia de maximização dos lucros do monopolista: a discriminação de preços. Ou seja: a fixação de preços diferentes para o mesmo produto, dependendo da elasticidade da demanda dos compradores potenciais: quem tem demanda mais elástica, paga mais. Uma forma de separar os compradores segundo a elasticidade de sua demanda é, por exemplo, a cobrança de meias-entradas para estudantes (os quais, tendo em geral menos renda disponível, estarão menos propensos a pagar preços altos). Ou a prática de vender mais caro passagens de avião para quem faça reserva de última hora (frequentemente, pessoas que não pagarão a viagem de seu próprio bolso, sendo a demanda pouco sensível ao preço: homens e mulheres de negócio, funcionários públicos, etc.)”
-
Melhor comentário é o do Guilherme de Castro
-
Quem viaja para fazer provas de concursos acertaria numa boa, pois quando há muita procura para o fds da prova mais cara tende a ficar