SóProvas


ID
712897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No século XVI, a crença de que o Eldorado estava no Novo Mundo ativou a cobiça de muitos conquistadores. O sonho nunca se tornou realidade, mas induziu à exploração de grande parte do continente americano. Expedições e desilusões se sucederam até o final do século XVIII. Eldorado transformou-se, mais tarde, em
símbolo dos que se lançam em aventuras fantásticas.

Suzi Frankl Sperber. A terceira margem do Amazonas: o mito do Eldorado, suas hibridações e a apreensão do perspectivismo em romance de Milton Hatoum. Internet: <www.ufvjm.edu.br>.

Considerando que a Amazônia, por sua reputação de região de riquezas e oportunidades, ainda está, de certa forma, associada ao mito mencionado no texto acima, julgue os itens subsequentes.


O aumento da produção industrial na região Norte coaduna-se com o processo de desconcentração espacial da indústria no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O sensível aumento da produção industrial na região Norte se deve, substancialmente, às crescentes exportações, principalmente para os mercados
    asiáticos, de commodities minerais, como o ferro. 

  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

     A transição de um Brasil agrário para um país urbano foi uma consequência direta do processo de industrialização que tomou grande impulso na década de 30 do século passado, durante o governo de Getúlio Vargas.

    [...]

    HISTÓRIA

    O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.

    Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.

    [...]

    HOJE EM DIA

    Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.

    • Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

    O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.

    Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

    [...]

    QUESTÕES:

    O processo de industrialização no Brasil foi limitado, no seu início, pela elevada dependência da importação de bens de produção. CERTO ☑

    R: Exato, por isso o processo continuou sendo agropecuário, sem a interferência do manufaturado.

    [...]

    Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑

    R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!

    [...]

    A industrialização desenvolveu-se como forma de substituição das importações. CERTO ☑

    R: O processo de substituição de importações foi o modelo industrial seguido pelo Brasil no século XX, baseado no aumento da produção interna e diminuição das importações.

    • Iniciou-se no pós 1ª Guerra Mundial e intensificou no Governo de Vargas.

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.