SóProvas


ID
71671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo são indicadores da necessidade de transferência desse registro documental ao arquivo intermediário.

Alternativas
Comentários
  • É a fase em que os documentos ainda têm valor administrativo mas são pouco consultados;- Permite que os setores otimizem seu espaço;- Não há necessidade de serem conservados próximos aos setores;- Nesta fase, os documentos aguardam sua destinação final (eliminação ou guarda permanente);- É também chamado de limbo ou purgatório.OBS: do corrente para o intermediários é feita transfêrencia e não recohimento.
  • Quando os documentos são menos consultados mas, ainda têm algum valor primário (legal, fiscal ou administrativo), eles devem ser transferidos para o arquivo intermediário.
  • A teoria das tres idades é assunto cobrado com muita frequência pelas bancas examinadoras.O arquivo corrente também é chamado de :- 1 idade- setorial-administrativo- ativo- vivo- de movimento- em curso- núcleos de arquivoO arquivo intermediário também é conhecido como:- 2 idade- pré-arquivo- records centers- semi-ativo- limbo- purgatório- temporário- transitórioO arquivo permanente também é conhecido como:- 3 idade- histórico- de custódea- passivo- morto- estático-definitivo- final
  • Na fase (ou idade) intermediária os documentos ainda tem valor administrativo (primário) mas tal valor sofreu certa diminuição em virtude de fatores vários, dentre os quais os citados pela questão: redução da possibilidade de uso ou encerramento da atividade que gerou o documento.

    Via de regra o arquivo intermediário é mantido tendo em vista a economia de espaço nobre (consequentemente, economia de dinheiro) já que com a menor probabilidade de uso os arquivos podem ser movidos para um local mais remoto, gastando-se menos com sua manutenção (aluguéis, pessoal encarregado da manutenção etc.).

    O processo de "passagem" de um registro documental do arquivo corrente para o intermediário denomina-se transferência.

  • Pessoal fiquei na dúvida dessa questão na parte que fala "ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo".

    "A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso" sim entendo que seja intermediário, mas errei pois achei que 
    "o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo" fosse permanente. ( que tbm estaria errado pois seria recolhimento e não transferência.

    Alguém poderia me ajudar?

    Obrigada.
  • A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo são indicadores da necessidade de transferência desse registro documental ao arquivo intermediário.

    Ora, se ocorre a possibilidade do encerramento da atividade que o gerou então em hipótese alguma ele deva ir para a fase intermediária visto que, caso isso aconteça, este deve ser recolhido ou eliminado. 

  • Pode-se dizer que mesmo tendo encerrado a atividade que gerou o documento ele permaneça no arquivo na fase intermediária aguardando os prazos prescricional e precaucional.

    Questão maldosa!

  • Questão correta.

    A diminuição do valor primário e a redução da possibilidade de uso são característicos da transferência para o arquivo intermediário. Entendo que apenas o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo, não torna dispensável a transferência.

  • Intermediário nada tem haver com valor primário... tem haver com pouca utilização.....QUESTÃO ERRADA!!!!!!!

  • porra encerramento é recolhimento ou eliminação cespe do caralho vai se fude