SóProvas


ID
717094
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A perda da consciência se dá na seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • 1.     Obnubilação ou turvação da consciência. Trata-se do rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. À inspeção inicial, o paciente pode já estar claramente sonolento ou parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma, há sempre diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. Nota-se que o paciente tem dificuldade para integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente. Assim, mesmo não se apresentando claramente sonolento, observa-se, nos quadros leves de rebaixamento do nível de consciência, que o paciente encontrasse um tanto perplexo, com a compreensão dificultada, podendo o pensamento estar já ligeiramente confuso (nível leve).

    2.     Sopor. É um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Aqui, o paciente sempre se mostra evidentemente sonolento. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea. A psicomotricidade encontra-se mais inibida do que nos estados de obnubilação. O traçado eletroencefalográfico acha-se globalmente lentificado, podendo surgir as ondas mais lentas, do tipo delta e teta (nível médio).

    3.     Coma. É o grau mais profundo de rebaixamento do nível de consciência. No estado de coma, não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Além da ausência de qualquer indício de consciência (nível severo).

    Fonte: Dalgalarrondo (2013).

  • Acredito que o enunciado não foi coerente ao cobrar "perda de consciência" (quadros mais graves) e abarcar quadros mais leves, como a turvação da consciência.