SóProvas


ID
717601
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No âmbito da Administração Pública Federal, direta e indireta, a Lei n° 9.784/99 tem como objeto regular o processo administrativo. Em relação ao processo administrativo, é correto afirmar que quanto:

Alternativas
Comentários
  • Correta, A

    Lei 9784/99 - CAPÍTULO V - DOS INTERESSADOS - Art. 9 São legitimados como interessados no processo administrativo:

     

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

     

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada;

     

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

     

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.


    Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

  • a) Art. 9° - gabarito b) art. 4° c) art. 56, parágrafos 1° e 2° d) art. 66 e) art. 2°, par. único, XII c/c art. 9°; e art. 3°, III
  • A questão versa sobre a Lei 9.784/99:

    A) CORRETA. Conforme o art. 9º da lei 9.784/99: “São legitimados como interessados no processo administrativo: [...] II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada”.

    Segue um exemplo prático na obra “Comentários à Lei Federal do Processo Administrativo Lei n. 9.784/99”:

    “[...] o proprietário de uma área de terras vizinha a outra que está sob investigação do IBAMA [...]. O interessado poderá provar que a degradação ambiental causada pelo lindeiro pode afetar o seu imóvel.”

    B) INCORRETA. É DEVER DO ADMINISTRADO “expor os fatos CONFORME A VERDADE (art. 4º, I da lei 9.784/99), e não ouvindo antes o seu superior imediato, sendo esta a incorreção da assertiva. Já a parte final está de acordo com o art. 4º, IV, da lei 9.784/99, segundo o qual é um dever do administrado “prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.”

    C) INCORRETA. A primeira parte alude ao art. 56, § 1º da lei 9.784/99: “O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.” Contudo, a parte final sobre caução está equivocada:

    Art. 56, § 2º da lei 9.784/99. “Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo INDEPENDE DE CAUÇÃO.”

    Súmula Vinculante 21. É INCONSTITUCIONAL A EXIGÊNCIA DE DEPÓSITO OU ARROLAMENTO PRÉVIOS DE DINHEIRO OU BENS para admissibilidade de recurso administrativo.”

    Devemos desconsiderar a expressão SALVO EXIGÊNCIA LEGAL do art. 56, § 2º da lei 9.784/99, já que a Súmula Vinculante 21 do STF, vigente desde 10/11/2009, considera INCONSTITUCIONAL a exigência de caução para admissibilidade de recurso administrativo. Portanto, resumindo, A INTERPOSIÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO INDEPENDE DE CAUÇÃO SEMPRE.

    D) INCORRETA. Deve-se EXCLUIR (e não incluir) na contagem o dia do começo, conforme o art. 66 da lei 9.784/99: Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, EXCLUINDO-SE da contagem o dia do começo e INCLUINDO-SE o do vencimento.” Por outro lado, a parte final da assertiva está correta, conforme o art. 67 da lei 9.784/99: “Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais NÃO SE SUSPENDEM.”

    E) INCORRETA. Segundo o art. 5º da lei 9.784/99, o processo administrativo também pode ser iniciado a pedido do interessado: “O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou A PEDIDO DE INTERESSADO.” Já a parte final da assertiva está correta por força do art. 6º, Parágrafo único da lei 9.784/99: “É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.”

    GABARITO: LETRA “A”