Letra E,
A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, porém o crime não chega a ser consumado.
Tentativa Branca ou Incruenta: a vítima não é atingida, nem vem a sofrer ferimentos.
A Tentativa Cruenta ou Vermelha incide quando o objeto material é alcançado pela atuação do agente. Acontece quando a vítima sofre o dano, sendo certo que o crime não chega a ser consumado (cruenta lembrar de carne crua sangue).
Fala-se em tentativa perfeita, acabada ou crime falho, quando agente esgota, segundo seu entendimento, todos os meios que tinha ao seu alcance a fim de cumprir a consumação da infração penal, que somente não ocorreu por circunstâncias alheias à sua vontade. Por exemplo, se o agente utiliza todos os seis tiros de um revolver 38, acertando todos os disparos no alvo e, mesmo assim, a vítima consegue sobreviver por causa do atendimento e intervenção cirúrgica, estaremos diante de um caso de tentativa perfeita.
Diz-se tentativa imperfeita, ou inacabada, a tentativa em que o agente é interrompido durante prática ds atos de execução, não chegando, assim, a fazer tudo aquilo que intencionava, visando consumar o delito. É o caso em que o indivíduo começa a atirar e, no terceiro disparo, é interrompido pela polícia que passava naquele momento.
Diz-se tentativa branca (ou incruenta) quando o indivíduo realiza a execução, mas nem sequer atinge a vítima. Por exemplo, o agente ao disparar a arma de fogo, erra todos dos tiros.
Já sobre a tentativa vermelha (ou cruenta), a vítima é atingida, porém o delito não se consuma.