SóProvas


ID
720439
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No MPS.BR são definidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.

Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.

Alternativas
Comentários
  • O MPS.BR apresenta 7 níveis de maturidade (o que é um diferencial em relação aos outros padrões de processo) que são:

    • A - Em Otimização;
    • B - Gerenciado quantitativamente;
    • C - Definido;
    • D - Largamente Definido;
    • E - Parcialmente Definido;
    • F - Gerenciado;
    • G - Parcialmente Gerenciado.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Melhoria_de_Processos_do_Software_Brasileiro
  • RESPOSTA CORRETA LETRA C !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • A - Em otimizado
    B - Gerenciado Quantativamente
    C - Definido
    D - Largamente Definido
    E - Parcialmente Definido
    F - Gerenciado
    G - Parcialmente Gerenciado

    Em relação ao CMMI, 1 - Inicial não possui um nível no MPS.BR. 2 - Gerenciado [F - Gerenciado e G - Parcialmente Gerenciado], 3 - Definido [E - Parcialmente Definido, D - Largamente Definido e C - Definido], 4 - Gerenciado Quantativamente [B - Gerenciado Quantativamente], 5 - Em otimização [A - Em Otimizado]
  • Lembrar os níveis de maturidade do Cobit, CMMI, MPS.BR, lembrar de todos os domínios e processos do Cobit, ITIL, dos processos, grupos de processos e áreas de conheciemnto do PMBOK, PQP!!!!!! NÃO TEM COMO NÃO SE CONFUNDIR!!!!!
  • pessoal se uma organização não conseguir atender os processos do seu nível corrente em que se encontra, no entanto ela apresenta parcialmente um nível de evolução mas deixou a desejar em certos processos do seu nível, nesse caso ela volta ao nível inferior para se esforçar em conseguir assumir o nível que antes ocupava?
  • Gerência de Projetos (GPR): o propósito é estabelecer e manter planos que definem atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados.

  • c-

    As propostas dos niveis do MPS-BR:

     

    G – Parcialmente Gerenciado: gerenciamento de requisitos e de projetos. É suficiente haver técnicas de levantamento de requisitos (Brainstorming, JAD, Análise de documentos quantitativos,reunião, Prototipagem, Questionários, Levantamento Orientado a Ponto de Vista,Etnografia, Caso de Uso etc) e gerencia de projetos para estar no nivel G.


    F – Gerenciado: controles de mediação, gerência de configuração, conceitos de aquisição e garantia de qualidade;


    E – Parcialmente Definido: treinamento, adaptação de processos para gerência de projetos, além da preocupação com a melhoria e o controle do processo organizacional. Se teu RH esta admnistrado, esta no nivel E.


    D – Largamente Definido: V & V, releases, instalação e integração. O gerencia de configuraçao apareceu em F, mas somente garantia de qualidade estava em evidencia. Aqui, controle de qualidade esta mais definido.


    C – Definido: gerência de riscos; desenvolvimento de reutilizacao

     

    B – Gerenciado Quantitativamente: desempenho dos processos e a sua gerência quantitativa. Pode usar ISO 15504 em combinação para parametrização reconhecida


    A – Otimização: inovação e análise de causas.