Gerência de Projetos (GPR): o propósito é estabelecer e manter planos que definem atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados.
c-
As propostas dos niveis do MPS-BR:
G – Parcialmente Gerenciado: gerenciamento de requisitos e de projetos. É suficiente haver técnicas de levantamento de requisitos (Brainstorming, JAD, Análise de documentos quantitativos,reunião, Prototipagem, Questionários, Levantamento Orientado a Ponto de Vista,Etnografia, Caso de Uso etc) e gerencia de projetos para estar no nivel G.
F – Gerenciado: controles de mediação, gerência de configuração, conceitos de aquisição e garantia de qualidade;
E – Parcialmente Definido: treinamento, adaptação de processos para gerência de projetos, além da preocupação com a melhoria e o controle do processo organizacional. Se teu RH esta admnistrado, esta no nivel E.
D – Largamente Definido: V & V, releases, instalação e integração. O gerencia de configuraçao apareceu em F, mas somente garantia de qualidade estava em evidencia. Aqui, controle de qualidade esta mais definido.
C – Definido: gerência de riscos; desenvolvimento de reutilizacao
B – Gerenciado Quantitativamente: desempenho dos processos e a sua gerência quantitativa. Pode usar ISO 15504 em combinação para parametrização reconhecida
A – Otimização: inovação e análise de causas.