SóProvas


ID
721171
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas a seguir.

I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita.

II. Os clientes só pagam às empresas se comprarem seus produtos, mas pagam ao governo mesmo que não estejam "consumindo" seus serviços.

III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios.

IV. Os cidadãos controlam o governo por meio das eleições, já as empresas privadas são controladas pelo mercado.

V. A Administração Pública só pode fazer o que estiver autorizado em lei, enquanto o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Entre as principais diferenças podemos citar:
    ·        A Administração Pública deve buscar o bem da sociedade, o interesse público. As empresas buscam a lucratividade e a maximização da riqueza dos seus acionistas;
    ·        Os governantes públicos estão voltados para sua eleição (ou reeleição), já os administradores privados buscam aumentar a lucratividade e satisfazer os acionistas;
    ·        As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte principal de receita (por isso muitas vezes dão mais importância aos "clientes" que podem aumentar suas receitas, como o Legislativo ou Executivo!);
    ·        Os clientes só pagam às empresas se consumirem seus produtos, mas pagam ao governo mesmo se não estão "consumindo" seus serviços;
    ·        As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos operam geralmente em um monopólio (muitas vezes não temos alternativa de escolha);
    ·        Os cidadãos controlam o governo (por meio de seus representantes eleitos ou pelo controle social), já as empresas privadas são controladas pelo mercado;
    ·        A Administração Pública deve seguir os seus princípios constitucionais (LIMPE), mas a gestão privada não tem esta necessidade (ou tem em diferente grau, como no caso do princípio da legalidade - o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido, já o gestor público só pode fazer o que estiver autorizado em lei!).

    (Letra D)
  • FCC mais uma vez alucinando.
    Em várias outras questões se  você delimitar o controle do cidadão somente pelas eleições e não citar outras formas de controle como o controle social citado no comentário acima ou até o controle da mídia determinando o acconutability faria com que o item estivesse errado, mas aqui não.

    tá difícil viu...
  • As questões II, IV e V: certas. Vejamos os erros das questões I e II:
    I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita.
    III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios.
  • Primeiramente eu tb achei que a alternativa IV deveria estar errada. Mas como a banca não afirmou que esse controle seria "somente" pelas eleições, acho que a assertiva estaria correta mesmo.
  • já as empresas privadas são controladas pelo mercado(ERRADO)

    QUEM CONTROLA QUALQUER EMPRESA PRIVADA SEMPRE SÃO OS DIRETORES OU ACIONISTAS, O MERCADO TÃO SOMENTE INFLUENCIA A EMPRESA E NUNCA A GOVERVA OU A CONTROLA...

    IMAGINE QUE O MERCADO ESTÁ FAVORENCENDO ALGO E AINDA ASSIM EU COMO DONO DA EMPRESA QUERO INVESTIR NUM NOVO NEGOCIO, QUEM REALMENTE CONTROLOU A MINHA EMPRESA???

    O QUE VOCES ACHAM???
  • é isso ai JOSE LUIZ BARRETO!!!!!
    Otimo comentario
  • José, se você enquanto diretor da empresa for contra o mercado estará fadado à falência. Assim, o mercado controla sim a empresa privada.
  • Discordo do gabarito. O item III está certo.

    III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios.

    Qual o erro? Creio que seja sempre mesmo. O que faz um cidadão no qual o serviço de distribuição de água em sua casa não lhe agrade? muito pouco poderá ser feito, uma ou outra reclamação, ou se mudar para outro local, mas nada que vá melhorar 100% o serviço.

    Augustinho Paludo no Administração Pública (ed. Elsevier, 2010) diz que "Normalmente, as atividades públicas são monopolistas e os usuários não podem escolher outra forma." (pag. 48). Alguns poderam vir e falar sobre o emprego do advérbio "normalmente", sendo assim diferente do empregado no item (sempre operam por meio de monopólios), porém não vejo como os governos nem sempre operarão por meio de monopólio.

    se alguém quiser dar um exemplo, agradeceria =]
  • Quanto ao item III:
    O termo: '...sempre operam por meio de monopólios.'   
    Podemos citar como exemplos que desmentem a questão: saúde e educação.
    São deveres do Estado, porém, podem ser fornecido pelo setor privado.
  • I.Tributo não é a fonte exclusiva (= única) de receita do Governo. Como exemplos de outras fontes, podemos citar a receita patrimonial (aluguéis pelo uso de imóveis cedidos a terceiros), multas, juros de mora, indenizações, operações de crédito, alienação (venda) de bens etc. A assertiva está errada.
      II. A assertiva retrata apropriadamente a realidade de pagamento dos clientes / cidadãos aos setores privado e público. Mesmo que um cidadão tenha plano de saúde particular, seus impostos irão prover os recursos necessários ao SUS. A afirmativa está correta.
      III. Realmente as empresas usualmente operam em um ambiente competitivo. Com relação aos governos, há situações em que não operam em monopólios. Veja, por exemplo, a indústria bancária brasileira. O Banco do Brasil (entidade da Administração Pública Indireta) compete com uma séria de bancos privados. A assertiva está errada.
      IV. Uma redação mais apropriada da assertiva seria: “O governo é controlado também por meio das eleições; já as empresas privadas são controladas também pelo mercado”. O fato é que o governo é controlado por outros fatores além das eleições (ações populares, denúncias da mídia, ações de ONGs etc). Já as empresas privadas podem também ser controladas pelo próprio governo, no caso da atuação de Agências Reguladoras (ANATEL, ANAC etc.). De qualquer forma, isso não torna a afirmativa errada. Ela pode estar incompleta, mas está, no mérito, correta.
      V. A assertiva espelha o correto entendimento sobre o Princípio da Legalidade, já estudado anteriormente. Está, assim, correta.

    fonte: Renato Fenile - Ponto dos Concursos
  • I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita.  Errada
    Há outras maneiras de se financiar o gov.
    II. Os clientes só pagam às empresas se comprarem seus produtos, mas pagam ao governo mesmo que não estejam "consumindo" seus serviços.  Correta
    III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios. Errada. Algumas vezes o governo atua no mercado de igual pra igual. Ex: Caixa econômica. 
    IV. Os cidadãos controlam o governo por meio das eleições, já as empresas privadas são controladas pelo mercado. Correto
    V. A Administração Pública só pode fazer o que estiver autorizado em lei, enquanto o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido.  Correto

  • Prezados, o ítem IV na minha humilde opinião é questionável, pois nos Estados autocráticos os cidadãos não elegem os governantes. A menos que no enunciado estivesse claro de que a questão se relaciona com os Estados democráticos. Se eu estiver errado gostaria de opiniões. Um abraço a todos.

  • ainda discordo do item IV. O poder judiciário é uma das bases da esfera governamental e seus membros não são eleitos pelo voto do povo.

  • É bom não viajar demais na questão...rsrs

  • Para item IV estar errado, a frase teria que ser: Os cidadãos controlam o governo por meio das eleições (isso sim está errado).


    O item IV está dizendo que: a eleição é uma forma de controlar o governo (SIM, é)


    Farei uma comparação bem simples:

    Falar que um carro tem pneus está correto.

    Falar que um carro tem pneus, bancos, vidros e motor também está correto. 

    Ambas as frases estão certas (não posso afirmar que a primeira frase está errada).


    Vamos em frente...Foco e determinação!!



  • Se ligar nas palavras presentes nas afirmações: "exclusiva" e "sempre" - itens errados

  • José Barreto,  permita-me discordar..

    Primeiro quando a questão menciona CONTROLE do setor privado pelo MERCADO,  significa que os preços são definidos pela competição a mercado, é porque o mercado limita os ganhos de uma empresa. A APPLE quando lançou o iphone, lançou uma novidade em termos de celular, foi o período em que ela teve a possibilidade de fazer rios de dinheiro, esse alto valor trouxe ao mercado empresas que concorreram , primeiro tirando a exclusividade funcional revelado, como era impossível igualar esse quesito os preços dessa concorrente (NOKIA) não conseguiram chegar aos níveis da APPLE, essa para manter os ganhos continuaram com inovações. Porém ano a ano o MERCADO recebe empresas atraídas pelos altos preços. Portanto, apesar de você não estar "errado" de todo,  se o mercado não compra, os diretores vão para a rua. É impossível uma empresa ficar contra o mercado por muito tempo, a não ser que seja fornecedor exclusivo! IMAGINE se a AGUA fosse controlado pela iniciativa privada. A iniciativa privada quer lucros,  é isso que alavanca a empresa, os acionistas não se satisfazem em receber o mesmo valor de dividendos, querem mais e mais, isso é que definiu a venda do grupo Pão de Açucar,  da Brastemp, etc.. 
    Existe uma disciplina que se chama Finanças Públicas, é onde você vai encontrar as respostas para essas questões que misturam economia e finanças...

     

    Espero ter ajudado de alguma forma, para você não perder a questão novamente...

    []s

    Edson

  • Cuidado com o item 3 e o termo "sempre". Acabei de fazer outra questão da FCC (Q223100) dizendo:

     

    O conceito de estado moderno, ao contrário dos conceitos de sociedade e mercado, fundamenta-se

     c) no monopólio da coerção legalmente exercida. 

     

  • DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA

     

                                                                                       

     

    A Administração Pública deve seguir os seus princípios constitucionais (LIMPE), mas a gestão privada não tem esta necessidade (ou tem em diferente grau, como no caso do princípio da legalidade – o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido, já o gestor público só pode fazer o queestiver autorizado em lei.).

     


     A motivação das autoridades públicas é a reeleição, a dos empresários é o lucro.

     

     

     Enquanto as empresas se motivam pelo lucro, a gestão pública tem como motivação a consecução do interesse público.

     

     

    As empresas recebem seus recursos dos clientes que consomem seus produtos, enquanto o governo recebe por meio de impostos, sendo esta uma de suas fontes de receita.

     

     

    As empresas normalmente trabalham em regime de competição; os governos usam habitualmente o sistema do monopólio.

     

     

    O controle das empresas é feito pelo mercado; o da administração pública é feito pela sociedade mediante políticos eleitos.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br

  • ITENS ERRADOS:


    I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita. 


    III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios. 



    --> Justificativa: Essas duas palavrinhas é que tornam as alternativas erradas, pois HABITUALMENTE a receita de governo é por tributos e o governo opera por monopólio. Ou seja, NÃO É ABSOLUTO E EXCLUSIVO.





    ( TABELINHA CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DIFERENÇAS ENTRE ADM PUB E PRIV)


    1)ADM PÚBLICA

    a) Objetivo maior: Bem estar à coletividade --> O objetivo NUNCA será o lucro e sim consequência da atividade. Ex: BB

    b)DEVE ser transparente --> Ligado ao princípio da PUBLICIDADE. Obrigatório. ART 37 CF

    c)EQUIDADE de tratamento entre os usuário --> Ligado ao princípio da IMPESSOALIDADE .Diferencia casos específicos em Lei. Ex: Idosos, pessoas com deficiência, lactantes etc...

    d)Público: Sociedade/ Interesses Gerais

    e)Estrutura: Rígida, burocrática e verticalizada

    f) Recursos: habitualmente forma coercitiva pelo Estado -->Receitas derivadas . Ex: Impostos

    g)Controle: Sociedade

    h) Regime HABITUALMENTE de monopólio

    i)Só pode fazer o que a LEI PERMITE


    2) ADM PRIVADA

    a) Objetivo maior: Lucro Financeiro $$$$$

    b)Transparência NÃO obrigatória --> principalmente pela competitividade do mercado. Não obrigada por lei.

    c)Tratamento diferenciado de acordo com o interesse da empresa. --> Ex: subdivisões de carteiras de clientes nos Bancos

    d)Público: Indivíduo ou grupo específico

    e)Estrutura:Flexível e Horizontal

    f) Recursos:Vontade própria do cliente de comprar o produto --> Receita originária

    g)Controle:Mercado

    h) Regime de Competição

    i) Pode fazer tudo que a LEI NÃO PROÍBE

  • Achei confusa a redação do item IV. Não que ele não seja correto, mas ficou estranho. Foi o suficiente para eu errar a questão.

  • Alternativa IV ao meu ver está incompleta... existem muitas outras formas de controlar as ações do governo, não apenas as eleições.

  • O governo nem sempre opera por monopólio. Veja o caso da Caixa Econômica Federal. Se os correntistas não estiverem satisfeitos, eles encerram as contas e vão para um banco privado.