-
Fundações: (universitas rerum) — Conjunto de bens que objetivava alcançar uma determinada finalidade (caridade/religiosa). Para a existência da fundação bastava o estatuto. É indispensável que a fundação tenha patrimônio.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/direito-romano/direito-romano-8.php#ixzz1wRjh62Of
-
Quando um organismo é suprimido, o Fundos de arquivos criados por este organismo é automaticamente “encerrado” ou “fechado”. Isto é evidente
quando se trata de organismos, estabelecimentos, administrações, etc., antigas. Mas as coisas tornam-se menos claras quando se entra no domínio flutuante da administração moderna, onde é muitas vezes difícil dizer exatamente quando um organismo para de existir ou quando simplesmente muda de nome ou de lugar no sistema administrativo.
Por outro lado é claro que um Fundos só fica completo quando é encerrado. É em virtude deste fato que os arquivistas italianos negam o nome
de arquivos aos documentos das administrações modernas, porque lhe negam o caráter de universitas rerum, ou seja, de um conjunto encerrado –que é ao seu ver - uma característica necessária de todo Fundos de arquivo. Um tal rigor é, no entanto, a meu ver, completamente injustificado, porque todo o documento criado por um organismo e conservado por ele pertence, desde a sua criação ao Fundos de arquivos deste organismo, o que prova desde já que esse Fundos existe mesmo que não esteja completo ou encerrado. É por isso
que os arquivos franceses, herdeiros lógicos, neste ponto do pensamento de Natalis de Wailly, negam-se a separar, tanto na teoria como na prática, os “arquivos correntes” (os records da terminologia americana) dos “arquivos históricos” (os archives em linguagem americana). Uns e outros pertencem ao mesmo Fundos e não podem consequentemente serem dissociados. É a diferença fundamental entre record management à americana e o pré- arquivismo à francesa
-
Os autores clássicos chamam de UNIVERSITAS RERUM. Pode concluir que o arquivo é um conjunto de bens ( ou uma universidade de coisas) que objetiva alcançar uma determinada finalidade.
-
A ideia de interrelacionamento entre os documentos, e da visão do arquivo como um todo indivisível por conta da atuação da entidade acumuladora costuma ser designada por alguns autores através da expressão latina “universitas rerum”, ou, em uma expressão bem menos chique, “universalidade de coisas”.
Fonte: Curso Regular de Arquivologia, Estratégia Concursos, Professor Felipe Cepkauskas Petrachini - Aula 00
Letra C
-
Só se vence nesses concursos realmente fazendo muuuuuuuuuuuuuuuuita questão mas muitaaaaaa mesmo ! Vivendo e aprendendo !
-
Essa questão pode ter sido tirada do livro Arquivos Permanentes, da Bellotto. Vejamos:
"Luciana Duranti demostra, após analisar o desenvolvimento da arquivística científica a partir de meados do século XIX, que, sobretudo depois da década de 1940, todas as ideias teóricas sobre o material e as funções arquivísticas já haviam sido formuladas e articuladas repetidamente. Já eram compartilhados e conhecidos os conceitos de:
-- arquivo como universitas rerum, isto é, como um todo indivisível e inter-relacionado das ações de seu criador."