SóProvas


ID
721792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Fernando celebrou contrato com Eduardo, prometendo a este a construção e a entrega, em oito meses, a contar da assinatura do contrato, de uma casa de dois quartos, com 80 m2 de área. Passados dez meses da avença, Fernando ainda não havia começado a construção.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • SÚMULA N. 410-STJ.

    A prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer. Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, em 25/11/2009.

  • Resposta correta letra "A"

    Súmula 410 pacifica questão sobre prévia intimação pessoal do devedor

    “A prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer”. Esse é o teor da Súmula 410, relatada pelo ministro Aldir Passarinho Junior e aprovada pela Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    A nova súmula tem como referência o artigo 632 do Código de Processo Civil que diz que “quando o objeto da execução for obrigação de fazer, o devedor será citado para satisfazê-la no prazo que o juiz lhe assinar, se outro não estiver determinado no título executivo”.

    Além dele, há vários precedentes das duas Turmas que compõem a Seção (Terceira e Quarta),julgados desde 2006. Em um dos mais recentes (Resp 1.035.766), a empresa Perkal Automóveis Ltda recorreu de decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que, em embargos à execução, manteve a multa cominatória relativa à obrigação de fazer.

    Em sua decisão, o relator do processo, ministro Aldir Passarinho Junior destacou que é pacífica a jurisprudência da Corte no sentido de que só é possível a exigência das astreintes após o descumprimento da ordem, quando intimada pessoalmente a parte obrigada por sentença judicial.


    FONTE: SITE DO STJ, notícia de 26/11/2009- 15h22.
  • Inadimplência absoluta

    inadimplência absoluta ocorre quando há o descumprimento ou frustração total no cumprimento da obrigação, não mais sendo possível cumpri-la de alguma forma.

    Exemplo: se alguém contrata uma orquestra para um baile e ela deixa de comparecer, de nada adiantará para o organizador da festa (credor) que a orquestra disponha-se a apresentar-se no dia seguinte, uma vez que todos os convidados já estavam presentes na data agendada, garantindo ao credor o direito de ser indenizado.

    Site Wikiversity.org

  • Amigos,

    em relaçao à letra a, fiquei com dúvidas por conta do artigo 408, CC. 

    "Incorre de pleno direito o devedor na cláusula penal, desde que , culposamente, deixe de cumprir a obrigação ou se constitua em mora."

    [Cláusula penal também denominada pena convencional ou multa contratual.]

    A Súmula 410 STJ e o artigo 408 CC tratam de assuntos diferentes?

    Obrigada!
  • Também tive essa dúvida, Rovhenna! Alguém pode nos ajudar?
  • Atenção pessoal! Essa questão foi ANULADA pela banca!

    Justificativa:

    "Não há opção correta, uma vez que afirmação feita na opção apontada como gabarito diverge do posicionamento adotado pelo STJ sobre o assunto em questão.  Por essa razão, opta-se por sua anulação".

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_cejuiz2011/arquivos/TJCE_2011_JUIZ_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF
  • Mas que pegadinha pegajosa!! kkk
  • A multa É CONTRATUAL, portanto não se trata de multa coercitiva (astreintes) que são fixadas pelo juiz.

    A multa de que trata a súmula 410 do STJ é a fixada pelo juiz, pois na execução de obrigações de fazer não há prazo legal para o cumprimento
    da senteça, portanto deve a parte ser intimada.
    .
    A multa contratual quando decorrente do inadimplemento de uma obrigação com termo certo é uma multa   proveniente de uma mora ex re, portanto prescinde de intimação.






  • Colega Marcel,

    perfeito seu comentário!!! Também errei a questão por considerar que a Súmula 410 traz hipótese que astreintes - multa fixada judicialmente.

    Para mim, também é caso de mora ex re, haja vista que há vencimento fixado para cumprimento da obrigação.

    Questão mal elaborada.

    Bons estudos a todos!
  • No meu entender as referências a súmula 410 do STJ não são adequadas ao caso. Elas se referem à astreintes, multas fixadas pelo juízo. No caso, a multa é contratual.