A- Não está ocorrendo na contemporaneidade a eliminação plena do trabalho vivo do processo de produção de mercadorias.
B- Não está ocorrendo a diminuição do trabalho morto corporificado no maquinário tecnocientífico como estratégia para aumentar a produtividade e sim o aumento.
C - A alternativa correta é a letra C, de acordo com o texto “O toyotismo, as novas formas de acumulação de capital e as formas contemporâneas do estranhamento e alienação” do autor Ricardo Antunes que fala do modo de produção predominante na contemporaneidade. É defendido que atualmente existe intensificação das formas de extração do sobretrabalho em tempo cada vez mais reduzido, uma vez que tempo e espaço se transformam nessa fase dos capitais globais e destrutivos. Segundo o autor “na empresa enxuta da era da reestruturação produtiva, torna-se evidente: quanto mais “qualidade total” os produtos devem ter, menor deve ser seu tempo de duração “ (ANTUNES, p.3)
D- A ampliação das possibilidades de extração de mais valia relativa não ocorre somente por meio do uso do esforço muscular da mão de obra e sim também pela ampliação da tecnologia.
E- A afirmação está errada pois de acordo com o autor Ricardo Antunes o valor de uso se subordina ao valor de troca.