A- Não está ocorrendo a construção de um novo sistema de metabolismo social, ou seja, de um novo modo de produção fundado na atividade autodeterminada baseada na realização do trabalho socialmente necessário.
B - Gabarito, de acordo com o texto “A crise, o desemprego e alguns desafios atuais” do autor Ricardo Antunes (2010) a crise global do sistema capitalista que afeta a esfera do trabalho em larga escala, é marcada pela “erosão do trabalho contratado e regulamentado, herdeiro das eras taylorista e fordista, que foi dominante no século XX e que está sendo substituído pelas diversas formas de “empreendedorismo”, “cooperativismo”, “trabalho voluntário”, “trabalho atípico”, formas que mascaram frequentemente a autoexploração do trabalho “ (ANTUNES, 2010, p.633) , ou seja, se configura como forma oculta de trabalho assalariado e instável.
C- Os direitos sociais não estão sendo construídos e sim desconstruídos.
D- Não está se ampliando os mecanismos legais do trabalho com o fortalecimento do sistema de proteção social dos trabalhadores.
E- Processos de produção e de vida não são voltadas exclusivamente para o atendimento das efetivas necessidades humanas e sociais.