Gabarito letra "E" - Vejamos as considerações de Jussara Bourguignon (2007) :
I.Uma prática crítica e propositiva capaz de interferir nas dinâmicas societárias e na condição de vida do cidadão.
Orientado pelo compromisso ético-político, o conhecimento construído pelos profissionais precisa ganhar força social e romper com os muros da academia e do próprio Serviço Social, para ser capaz de, através de uma prática crítica e propositiva, interferir nas condições de vida do cidadão
II. O retorno e o alcance social de produções que se refere a uma intenção de fazer o caminho de volta, isto é retornar à realidade que sustentou a produção de conhecimento e mobilizar ações que transformem essa realidade.
A preocupação com o retorno e alcance social de nossas produções refere-se a uma intenção de fazer o caminho de volta, isto é, retornar à realidade que sustentou a produção de conhecimento e mobilizar ações que transformem esta realidade, seus sujeitos e a própria profissão, alargando seus horizontes e potencializando seus objetivos, suas competências e habilidades profissionais.
Através do conhecimento produzido, é preciso refletir sobre os impactos gerados na realidade social, em que o Serviço Social intervém. E o impacto, no contexto da pesquisa, refere-se às dimensões das transformações e mudanças operadas na profissão, nas condições materiais de existência dos sujeitos/usuários, nas ações dos profissionais de Serviço Social, nas organizações em que o profissional atua, tendo como mediação o acúmulo de conhecimentos produzidos pela profissão.
III. Apreensão da realidade e ser referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, bem como alimentadoras de práticas críticas.
A pesquisa tem sido privilegiada, em alguns contextos, no âmbito da profissão, estimulando a atitude investigativa na postura e no exercício profissional. Em sua trajetória histórica, a profissão, ao construir e reconstruir um legado teórico, estabelece diálogo crítico com outras áreas do conhecimento, sendo importante interlocutora no campo das reflexões sobre a questão social e seu enfrentamento através da política pública.
Minha opinião: A Fundação Carlos Chagas utilizou o artigo de Jussara Bourguignon publicado pela Revista Katálysis. Além da prática de resolver muitas questões, é importante que o aluno observe as preferências da banca, suas estratégias, e os métodos por ela adotado. Acredito que tudo isso contribuirá para o alcance da eficiência e efetividade na preparação para concursos.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802007000300005