c) a organização da governança do projeto deve estabelecer políticas que padronizam todos os projetos, enquanto a equipe de gerenciamento é encarregada de escolher as políticas mais apropriadas para seu projeto específico.
Incorreto, pois as políticas não são determinadas pelo gerenciamento de projetos, mas sim pela governança. E mesmo se fosse, não faz sentido se ter políticas a níver organizacional - a cargo da governança -e a nível de projetos - a cargo do gerenciamento-, pois teriamos grandes incosistências, um verdadeiro caos onde não se sabe o que seguir. Temos, portanto, o gerenciamento de projetos sendo aplicado a cada projeto em específico e a governança de projetos num nível mais amplo de organização, portfólio, e programas.
e) a equipe de governança do projeto precisa identificar as partes interessadas, tanto internas quanto externas, a fim de determinar os requisitos e as expectativas em relação ao projeto de todas as partes envolvidas.
Identificação das partes interessadas do projeto é papel do gerenciamento de projetos, especificamente. Tanto é que no PMBOK 5 ed, recém lançado, temos o surgimento da décima área de conhecimento (Gerenciamento das partes interesadas) para tratar melhor esse aspecto.
Esta questão exige que você diferencie as atribuições da governança do projeto e do gerenciamento do projeto. O gerenciamento do projeto é realizado pelo gerente e sua equipe, ao passo que a governança do projeto envolve escalões superiores do gerente, provavelmente próximos ao topo da organização. Vamos às alternativas:
a) em projetos com várias fases, pode ocorrer mais de uma relação entre elas durante o ciclo de vida do projeto. A governança do projeto deve se restringir às fases isoladas, deixando o tratamento das relações com a equipe de gerenciamento do projeto. - O erro está explícito, uma vez que a governança do projeto deve cuidar tanto das fases do projeto como do tratamento das relações entre elas.
b) da mesma maneira que o gerenciamento do projeto, a governança do projeto deve dividir um projeto em duas fases onde uma equipe diferente pode escolher gerenciar todo o trabalho como uma única fase. - Esse item é um pouco sem sentido, pois cabe à governança do projeto verificar se há a necessidade de dividir o projeto em várias fases ou não. Em caso afirmativo, a governança deverá realizar tal divisão.
c) a organização da governança do projeto deve estabelecer políticas que padronizam todos os projetos, enquanto a equipe de gerenciamento é encarregada de escolher as políticas mais apropriadas para seu projeto específico. - Na verdade, o guia diz que algumas organizações podem estabelecer diretrizes a serem seguidas em todos os projetos, enquanto outras podem permitir que a equipe de gerenciamento escolha as políticas mais apropriadas para seu projeto específico.
d) É a correta! Simplificando: a governança do projeto deve ocorrer no escopo do projeto (ou seja, não deve haver ingerências em outras áreas da empresa), assim como deve adequar-se ao seu programa e a quem o patrocina.
e) a equipe de governança do projeto precisa identificar as partes interessadas, tanto internas quanto externas, a fim de determinar os requisitos e as expectativas em relação ao projeto de todas as partes envolvidas. - Na verdade, essa responsabilidade é da equipe de gerenciamento do projeto, e não da equipe da governança do projeto, que se encontra em patamar mais elevado na organização.
Percebam que essa é uma questão que exige mais atenção, e inevitavelmente se trabalha por eliminação.
Resposta certa, alternativa d).